Vamos falar das nossas dream boards / endgames.

User avatar
Zaphir

07 Dec 2015, 19:06

Boas malta! ;)

Abri este tópico (you again? just stahp plise...) com a intenção de incentivar aqui uma discussão interessante entre todos sobre este hobby dos teclados mecânicos.

Vamos falar sobre os teclados que gostaríamos de vir a comprar no futuro mas que ainda não tivemos a oportunidade de adquirir (não importam os motivos). Vamos falar das nossas "dream boards / endgame" (lal... there's no endgame).
Não importa que tipo de teclado é, quais os switches mecânicos que usa, se é um teclado "pré-montado" da marca "X" ou uma custom build de raiz, até podem ser outro tipo de artigos relacionados com teclados mecânicos...

Só existe uma regra neste tópico. No cheap rubberdomes. (Topre é ok! :D )

Eu posso começar. :)
Os teclados que comprava se tivesse uma quantia considerável na minha mão à partida seriam:

- Ducky Shine 5 (Blues ou Browns)
- CM Novatouch

Caso ganhasse a lotaria :D comprava:

- Ducky Shine 5
- Novatouch
- HHKB2
- Algum teclado TKL porreiro com Gateron Blues
- Custom full/tkl com linear Zealios
- Montes de keysets/keycaps da GMK e da SP.

E é isso. Sonhar não paga imposto hehe.

Então e vocemezes?
Quero saber os teclados do bufo que vocês iriam comprar caso tivessem algum (ou muito) dinheiro a jeito de parte para gastar em teclados.

Plz discuss.

lolpes

07 Dec 2015, 19:15

Bem a minha endgame seria de certezinha a TX1800 recheada de vintage whites :3
Comprava a case azul e depois anodizava a mesma de forma a ficar com um padrão splash de azul e prateado.

Image

Por fim adicionava o set TA de uma maquina de escrever VSP 500 e os mods eletric bluegaloo com barra de espaços, enter, "+" e esc de TA GMK. Alternativamenente as ultimas teclas que citei, mas em cyan :p Este set endgame esta quase a ser concluido :D

Um set alternativo seria um set OG cherry com legendas egipcias e na mesma os mods eletric bluegaloo :3

Image
Last edited by lolpes on 07 Dec 2015, 19:49, edited 1 time in total.

User avatar
Zaphir

07 Dec 2015, 19:42

Que comece o "babanço"... :p

Boas escolhas lolpes. Isso ia ficar um mimo de certeza.

User avatar
Prelim

08 Dec 2015, 02:41

algumas das minhas dreamboards, caso houvesse pilim lol

TKLs: KMAC, 456GT, 356CL Dark Grey Edition

Numpads: KMAC

60%: KMAC Happy, 356mini, Duck Viper ou Duck Poker

tudo isto recheado de bons nixies, vintage blacks ou gaterons lineares a 65g, como é óbvio :P ah, e sets GMK do bufo!

User avatar
miguelbazil

14 Dec 2015, 10:20

Nem sei todos os switches, quanto mais pensar num endgame. Provavelmente experimentava era uma data deles :P Especialmente um bom de MX Clears, Gateron Blues e Topre.

Definitivamente comprava um 60% de MX Blues :P

Gatlank

31 Jan 2016, 17:30

Estava agora a ler aqui as threads a pedir ajuda sobre teclados e esta pareceu-me a mais indicada para por esta pergunta.
Já alguém pensou em fazer-se aqui entre os utilizadores um teclado 100% português (de portugueses para portugueses).
Todos decidirem sobre que switches teria, material usado, keysets, etc. e que custos teria?

User avatar
Prelim

31 Jan 2016, 17:36

o q queres dizer por 100% português? pcb desenhado por nós? bem como caixa, plate etc?

já falámos disso por alto e não é viável, fica mto mais caro (talvez mais do dobro do preço) q comprar as peças em GBs etc

Gatlank

31 Jan 2016, 17:43

Seria uma hipotese, mas também para manter custos baixos usava-se o material já dísponivel e personalizava-se só superficialmente. Por exemplo cor da case, logo, legendas pt para as caps.
Prelim wrote: já falámos disso por alto e não é viável, fica mto mais caro (talvez mais do dobro do preço) q comprar as peças em GBs etc
Ah. Pronto era isso em parte que queria saber.

User avatar
Prelim

31 Jan 2016, 17:49

se a finalidade era só ter um teclado layout PT-PT então era fazer um custom ISO apenas, nada mais fácil. Caps PT-PT só mandando vir da WASD (caps sem mta qualidade e caríssimas however), pois n temos ppl suficiente pra um GB Tai-Hao sequer... :(

Gatlank

31 Jan 2016, 18:01

Seria mais do que ter layout PT-PT. Em principio seria para fazer um teclado custom que até satisfizesse iniciados, usando os anos de conhecimento e conections dos veteranos.

User avatar
Prelim

31 Jan 2016, 18:18

é tudo uma questão de gosto, não é por ser "veterano" q se faz um melhor teclado pra iniciados, a meu ver. há "veteranos" q preferem teclados pcb mounted, outros plates metálicas, outros renderam-se ao acrílico (me lol)... uns preferem lineares, outros tácteis/clickys... uns detestam cases low profile, outros adoram p.e etc

e btw, com os meus mais de 10 anos de mecânicos ainda me considero um n00b nisto!!!

User avatar
rddm

31 Jan 2016, 20:07

É uma boa ideia, relativamente ao set uma hipótese era set pbt-dyesub, se falasse-mos com quem faz dye-sub acho que não seria problema haver pt-pt. Só tinha-se de pegar em sets blanks da gateron e mandar fazer isso.

Relativamente a pcb tens os projectos do gh60 e é só mandar fazer, no entanto, tens de arranjar uma fábrica que também faça soldadura de componentes smd. Eu não tenho competências para isso e desconheço alguém daqui que o tenha e esteja disposto a soldar umas 10++ boards.

Plates não faltam por ai, era só arranjar alguma empresa portuguesa que o fizesse (são pesadas e se metermos shipping ao barulho fica muito caro).

Relativamente à case, ai sim podia-se inventar um pouco e fazer cá também.

Quantos aos switches a sugestão seria fazer bulk order ao 7bit e tentar baixar o preço por cada.



Isto basicamente seria um mini-gb organizado para nós onde irias comprar em bulk e por isso obter melhores preços, mas acho que só conseguirias poupar uns 20$ porque são orders pequenas.

User avatar
Prelim

31 Jan 2016, 20:11

ermm, o IMSTO é q unica pessoa q poderia fazer dyesubs e só trabalha com MOQs enormes. posso estar enganado, mas acho q caps PT-PT é um fail garantido no matter what! :/

malaik0

01 Feb 2016, 00:10

my dream board xD

Image

Já nao ha mais nada para mudar neste xD

Agora só mesmo um ISO layout num TKL em aluminio mas vou ter que procurar bastante para encontrar xD

User avatar
Prelim

01 Feb 2016, 01:03

um poker como dreamboard? lol, andamos com os standards baixinhos :P

malaik0

01 Feb 2016, 10:20

Não preciso de mais xD xD

Agora um TKL daqueles em aluminio com layout ISO é que vinha a calhar mas pronto sonhar não custa ;)

User avatar
Prelim

01 Feb 2016, 11:05

dreamboard não é o q precisamos lol! é q o tinhas se o $$ fosse infinito :P

User avatar
Spikebolt
√(4) != -2

01 Feb 2016, 11:23

Com tanto por experimentar é dificil dizer o que seria uma dreamboard... :D

Neste momento gostava de ter keyboard tipo HHKB mas com as setas + home/insert do FC660C e uma spacebar 6.25u. A ideia seria ter um layout mais standard e adicionar as setas que volta e meia me fazem falta. Gostava que fosse topre a sério, bem estabilizado, silencioso (sem rattle) e compatível com keycaps MX. Keycaps bem grossas e pesadas com cherry profile e cores tipo Triumph Adler. A case podia ser em madeira avermelhada, tipo Padauk. Infelizmente Topre customs são algo impossível neste momento, por isso será apenas uma dream board :lol:

Hoje é isto, amanhã não sei :D

User avatar
rddm

03 Feb 2016, 14:35

Que tal um tkl em vez de um 60%

User avatar
Spikebolt
√(4) != -2

03 Feb 2016, 15:30

Acho o formato de 60% muito mais apelativo que o TKL. Gosto das cenas simples, pequenas. Adoro o layout do HHKB, embora por vezes sinta falta das setas.

O layout que descrevi já é meio TKL, though.

lolpes

03 Feb 2016, 15:51

Epah votem no royal alpha para o round 7 do 7bit :D quero a a minha submissão a ser feita em SA xD

User avatar
miguelbazil

03 Feb 2016, 17:16

E pôres links? Vocês têm de aprender a colocar essa info para pessoas como eu que não estão all over the place ;)

EDIT: não é dreamboard, mas adorei o som destes:
https://geekhack.org/index.php?topic=73363.0

User avatar
Spikebolt
√(4) != -2

03 Feb 2016, 20:32

Não sei se essa é uma dreamboard ou não, mas tem o preço de uma dreamboard :lol:

User avatar
miguelbazil

04 Feb 2016, 12:28

Nem tinha visto o preço, realmente podia ser uma dreamboard :P Epá mas aquele som é mesmo bom.

User avatar
miguelbazil

09 Feb 2016, 16:39

for-sale-f55/ctrl-alt-kaliet-otd-456gt-t12849.html

Porra, uma board daquelas vale 700$? É por ser Korean full custom?

User avatar
Zaphir

09 Feb 2016, 16:54

Vale isso para o owner/vendedor. Duvido que para a maioria da malta o teclado valha tanto. Para mim não vale de certeza... ainda por cima é um 60%... meh.

Esse anúncio fez-me logo lembrar do mercado das artisans em segunda mão. Dar mais de $120 ou $150 por uma única keycap... the olol. Com esse dinheiro mais vale comprar outro teclado.

User avatar
rddm

09 Feb 2016, 17:33

a ctralt board foi de um gb da ctrl alt especial e é tudo material do gon. Um keyboard lá full assembly chega facilmente aos 600$, daí esse preço. É capaz de ficar mais barato no site, mas acho que os tempos de espera andam entre os 6 e os 9 meses.

User avatar
Zaphir

09 Feb 2016, 17:47

Um gajo dá $600 por um teclado e ainda tem de esperar mais de 6 meses para o ter em casa?
Wut?

User avatar
miguelbazil

09 Feb 2016, 18:06

Já vi GB's a durarem mais Zaph, podia ser pior. E pelo que percebo, os Gon são completamente customizados como tu pedires certo?

User avatar
Zaphir

09 Feb 2016, 18:41

Certo. Sim, são teclados mais "premium" e feitos a pedido e ao gosto do comprador. Eu compreendo isso e até certo ponto até compreendo o motivo de este tipo de teclado sair caro para quem compra. A exclusividade tem um preço I guess.

E também sei que alguns GB's demoram bastantes meses até toda a gente envolvida na compra ter o material em casa.

Pah, mas uma coisa são 100 ou 200 euros, outra são mais de 500 euros por um só teclado... e ainda por cima ter de esperar tanto tempo para o ter em mãos. WTF?

Post Reply

Return to “Português”