Um novo teclado RGB em TKL? "MK Disco TKL RGB" aparece na MK.com

User avatar
Zaphir

21 Dec 2015, 16:55

Achei este teclado bastante apelativo.


Image
Image


A MechanicalKeyboards.com já tem isto a venda. É um TKL, com standard bottom row, design simples sem grandes bells and whistles e tem KBT switches (KeyboardTalking, aparentemente é um fórum sobre teclados mecânicos?).

Corre o rumor que estes switches são rebranded Gaterons, mas a marca ainda não confirmou nem desmentiu.
Recapitulando, um TKL com "Gateron" Blues ou Browns, design tipo um Filco ou um CM e RGB. Isto para gaming é top!

O que acham? Será que estes switches serão mesmo rebranded Gaterons??
Aquele spacebar com o logotipo da loja no topo é que não dá com nada... mas também era facilmente substituída por outra mais bonita.

Plz rate, comment and scrubscribe povo! :D

User avatar
rddm

21 Dec 2015, 17:05

Mantenho a minha opinião de que quem compra mecânicos não é para jogar, mas sim por serem coleccionadores e/ou gostarem do feeling de os usar. (Onde eu quero chegar com esta frase é que quem gasta dinheiro em teclados mecânicos, não é para jogar).

Relativamente a este teclado acho que o ponto forte é apenas ser um TKL RGB algo que ainda não existia (penso eu). De resto é mais um teclado preto e nada de novo trás ao mercado.
Para mim é mais um teclado a apelar aos gamers no mercado com luzinhas a parecer uma discoteca.. Tendo em conta que também não usam cherry ou gateron (ainda não confirmado) é uma razer menos conhecida.

User avatar
Zaphir

21 Dec 2015, 17:31

Estás a comparar um teclado da MK.com a um Razer apenas porque não usa Cherry MX e é RGB? Isso não faz muito sentido na minha opinião, mas pronto respeito a tua ideia.

Este não é o primeiro teclado TKL RGB no mercado, já existia o Corsair K65 RGB e provavelmente existem mais de outras marcas menos conhecidas, mas assim de repente não me lembro de mais.

Nós compramos teclados mecânicos pelo gosto em ter vários tamanhos e modelos diferentes e pela oportunidade em experimentar os novos switches. Concordo plenamente.
Mas, sendo realista, sabemos bem que existe um mercado (que até nem é assim tão pequeno) que procura um primeiro teclado mecânico para jogos primeiro que tudo... E muita gente gosta de teclados com iluminação porque pode ter a sua utilidade em ambientes mais escuros e também porque parece fixe/agrada a vista. E se for um RGB melhor.

Eu gosto de teclados iluminados. Eu gosto de azeite, mas também gosto de manteiga e de pão. ;)
O facto de ter ali uma iluminação que pode ser configurada de acordo com a cores de um setup é algo que agrada a alguns, e isso não tem mal nenhum. Agora é óbvio que a iluminação acaba por ser algo supérfluo e que ao fim de algum tempo começa a dar problemas, mas eu suponho que quem compra um teclado mecânico iluminado já sabe disso em antemão (ou devia saber).

Era fixe que o teclado viesse de raiz com um keyset em PBT (como um Vortex PBT+POM em preto por ex.), mas isso já ia aumentar um bocado o preço final. Quanto aos switches eu não concordo a 100%.
Sabemos que Cherry é igual a consistência e qualidade (mas também já tiveram os seus problemas), mas eu penso que é bom para o mercado que comecem a aparecer mais marcas e "clones" de switches Cherry. Eu não sou fanboy de marca nenhuma e por isso também não coloco a Cherry num pedestal dourado. Só através de uma experiência prolongada e de um uso mais intensivo com estes switches é que se poderá determinar se são bons ou não, e até aparecer alguém com vontade de o testar em primeira pessoa, nem tu nem eu sabemos se estes KBT são muito inferiores aos Cherry MX, se são comparáveis ou até melhores.

Os meus 2 cênts.

Edit: o preço está nos $119.00, mas custa $129.00 sem o "desconto". Um pouco mais barato que uma grande maioria de teclados RGB que se vendem por aí.

User avatar
rddm

21 Dec 2015, 17:58

@Zaphir eu não estou a dizer que os switches são piores ou melhores. Simplesmente a minha questão é porque usar um clone novo (que ainda não se ouvir falar) em vez de usar um clone já bem reconhecido ou até mesmo cherry?
O preço agrada, mas não te esqueças que a corsair nos K costuma usar aluminium (não sei se é o caso do k65) e todos nós sabemos quanto mais caro é uma case em aluminium.

As minhas palavras foram simples e directas, nada de novo no mercado.

Ponto forte: Barato para um mecânico RGB
Pontos fracos: switches novos (não se sabe a consistência e qualidade dos mesmos), replica de teclados já existentes (filco, cm).

Se formos a comparar um teclado destes com um razer dos novos, a única diferença é que este tem bottom row standard e ainda não há opinião sobre os switches, enquanto já existe dos razer (kaith).

Tendo em conta os factos apresentados acho que a comparação faz um pouco sentido, porque ambos preocupam-se em apostar nas features e não na qualidade de construção de do material. E nenhum dos mesmos trás nada de novo ao mercado dos mecânicos

Sinceramente pelo preço do mesmo + shipping + vat , ia pelo corsair que acho eu é em aluminium.

lolpes

21 Dec 2015, 22:31

**Grabs popcorn**

User avatar
Prelim

22 Dec 2015, 10:05

indeed, who cares? (já vi árvores de Natal mais bonitas) :P

parece-me um teclado banalíssimo, resta saber o OEM será alguma coisa de jeito tb.

lolpes

22 Dec 2015, 10:15

**Gives popcorn to Prelim**

User avatar
Prelim

22 Dec 2015, 10:22

lol

lolpes

22 Dec 2015, 11:14

**takes popcorn back - Prelim ate too much**

User avatar
Zaphir

22 Dec 2015, 15:50

Prelim will become fat soon if he keeps eating this much popcorn before Xmas...

Parece que sou o único que gosta de designs/cases "banais" e de "azeite" (luzes). :(
Oh well, to each his own, me guesses.

lolpes

22 Dec 2015, 16:18

Não estas sozinho ai zaphir ;) eu gosto de luzes e gosto deste teclado. Vá vou esconder as pipocas e pronunciar-me xD

@rddm há aqui uma coisa que não percebeste, a kbtalking saiu de uma comunidade de teclados e são responsáveis pelo aparecimento de alguns teclados bastante conhecidos, V60 e V80 mais propriamente, e em parceria com a gateron criaram os seus próprios switches, ou fizeram o rebrand, e não me parece muito justo franzires o olho a isso, quando a febre neste momento é por zealios e gaterons ;)

Em nenhum momento a olhar para o teclado tenho a impressão que seja apontado a gammers: não tem design flashy, nem macros ou teclas especificamente apontados a macros. As luzes não são apontador de um gammer, o pessoal gosta quer como parte do tema do teclado quer mesmo pela utilidade no ambiente de trabalho, eu por exemplo tento sempre ter luz nos teclados que tenho.

Em relação ao motivo de compra, sim acho que o principal motivo é o feeling dos switches e também é dai que vem a tal designação para gammers, especialmente associado aos reds por serem mais leves que blacks e porque a a tecla não tem de voltar completamente acima para que possa voltar a ser feita uma actuação. O argumento de usar switches clicky ou tactile para gammers tem que ver com saberes extamente quando ocorreu a actuação e isso pode ou não ser importante.

De volta ao principal, o teclado é uma ferramenta para ser usada por muito tempo, logo sempre foi um argumento para eu estar associado a este hobby, o facto de querer tornar mais pessoal algo que uso com frequencia durante cerca de 8 horas por dia, todos os dias. Logo se gosto de luzes why not?

A simplicidade e sobriedade do design do teclado é também o seu ponto forte, estava relutante mas a pouco tempo tinha encomendado um code tkl (depois de vender o plank) para o meu irmão, e ja andei a brincar com aquilo e o teclado é brutal, apesar do design simplista! Só ainda não pus fotos porque estou a espera de um certo set azul para la meter :p Neste tipo de teclados reparas que o que brilha é de facto o set que meteres and I like it ;)

Image

User avatar
Zaphir

22 Dec 2015, 16:31

Like (pa caraii) no post do lolpes. Este homem concorda comigo pah, ele é que sabe!

Ainda não sabemos nada sobre a qualidade de construção e switches do teclado, granted, mas vocêzes têm de admitir que aquilo ficava lindo com um bom keyset ali em cima (mesmo que seja algo que não fosse backlit ready). Depois era meter a iluminação numa cor bonita a condizer com o dito keyset + um cabo bonitinho e *BAAM* sexy underglow debaixo das caps, sexy look, very upvotes/likes/interwebs fame, hookers and money... (okay... tirando ali as hookers e o money... se calhar exagerei).

@lolpes ainda não guardes as pipocas, tmb quero!

Se isto vier com os tais Gateron rebranded então é outro sobre azul imo.
Last edited by Zaphir on 22 Dec 2015, 16:43, edited 1 time in total.

User avatar
Zaphir

22 Dec 2015, 16:35

Discordo que o teclado não traga nada de novo ao mercado. Até traz... é um Ten-Keyless em RGB, ainda existem muito poucos. If that's what you care or not about, that's a whole new matter.

lolpes

22 Dec 2015, 16:43

O que acho que o teclado tráz de novo é ser um tkl rgb apontado a pessoal desta comunidade e não a gammers, apesar de não o parecer aos olhos do rddm.

lolpes

22 Dec 2015, 16:45

lolpes wrote: O que acho que o teclado tráz de novo é ser um tkl rgb apontado a pessoal desta comunidade e não a gammers, apesar de não o parecer aos olhos do rddm.
EDIT: btw @zaphir it's hookers and blackjack ;) e não nao retires isso, não é exagero nenhum :p

User avatar
Prelim

22 Dec 2015, 16:54

eu até concordo um pouco com o @rddm mas o @Zaphir tá cheio de razão nas hookers! ;)

/Prelim takes all the popcorn leftovers and runs away escaping!

lolpes

22 Dec 2015, 17:00

**plot twist, the leftovers where only raw kernels** xD

User avatar
Zaphir

22 Dec 2015, 17:43

**Double rainbo, ermm I mean... double plot twist. Turns out the popcorn that Prelim took earlier was not really popcorn but small pieces of coal instead that were planted in the bag by Zaphir and the real popcorn is now lost forever... (in his belly)**

Não percam o próximo episódio porque nós também não!

User avatar
rddm

22 Dec 2015, 19:35

@lolpes
De certa forma parece que não fiz entender bem aquilo que apontei.. Eu sei que a kbt já lançou muitos teclados e os switches até podem ser bons, não te esqueças que o rebranded ainda não foi confirmado, penso eu.

Mencionaste os zelios, mas os zelios são gateron, são feitos pela gateron apartir de um projecto do zeal, e teve tanto sucesso porque para se ter ergo clears não é necessário ter de mudar springs, pôr lube (ainda para mais ter uma case toda transparente) o que antes obrigava a muitos entusiastas a recorrer a serviços do gon e outros vendor.

Eu não sou contra o design simplista, aliás eu sou todo simplista e minimalista.
Este teclado é uma replica dos outros apenas com a feature do rgb, sendo a MK uma empresa da área sabe como é este nicho de mercado e este teclado poderia ter muito mais sucesso se fosse por exemplo apenas de outra cor. Bastava ser silver, podia ser em fibra, podia ser aluminium. O preço subia? Possivelmente, mas tendo em conta que são produzidos em série os custos não iam ser tão elevados e a prova disso é do poker II para o pok3r o preço não ter sofrido muitos alterações.
Aí sim trazias algo novo para o mercado, um teclado minimalista de uma cor diferente e rgb. UAU isto parece interessante. Mas não tem switches gateron ou cherry... Quando acabar a garantia muda-se (final de 1 ano).
Agora vens com olha uma replica de um filco com rgb, fixe, mas não sei se os switches são bons. Se calhar vou antes para um QFR que é mais barato e tem cherry e posso-lhe alterar o controlador, ou então vou mesmo para um filco porque a sua qualidade está mais que provada.
Estamos a falar de marketing, e a mim parece que a MK não fez a lição de casa.

Só para reformular, eu não disse que o teclado foi apontado para gamers, aliás que eu defendo que os mecânicos são muito mais que teclados para jogos. A minha comparação com a razer foi relativamente ao desenvolvimento do produto, em que ambas as empresas falham porque preferem apostar nas features e não no que realmente importa (trazer algo diferente, algo revolucionário, algo que só se arranja em customs).

EDIT: hum, tirando a forma da caixa, são muito semelhantes
Spoiler:
Image

User avatar
Zaphir

22 Dec 2015, 19:51

Talvez fosse porreiro se o teclado se diferenciasse em algo mais em vez de parecer tão simples. Podia vir de raiz com um keyset em PBT e ter uma case em cinza ou prateada/silver (talvez mesmo em alumínio escovado ou algo parecido com isso).

Agora eu pessoalmente para além de preto, branco ou cinza/silver não comprava um teclado com nenhuma outra cor. Isso não ia jogar bem com a luzes RGB na minha opinião. Um teclado ou um rato que tenha leds RGB deve ter uma case de uma cor o mais neutra possível, por forma a fazer com que as luzinhas assentem bem seja qual for a cor escolhida. Existem cores que combinam melhor que outras como todos sabemos.

Ainda assim não o acho nada parecido com um Razer BlackWidow... a bezel é mais simples e estreita e este teclado não tem uma bottom row do chinês nem uma fonte "omg l33t gamer" nas caps...
Teclados pretos existem muitos, e teclados com iluminação RGB já existem uns quantos também e cada vez vão aparecendo mais, mas não significa que sejam todos iguais, nem em qualidade nem em design.

User avatar
rddm

22 Dec 2015, 20:06

@Zaphir nota-se a diferença de empresa para empresa

https://www.youtube.com/watch?v=bj--rbjrbys

Post Reply

Return to “Português”