Alguém interessado? (possibilidade de arranjar sets em PT)

User avatar
Zaphir

15 Oct 2016, 17:20

Boas malta. :)

Reparei numa thread que um representante da Varmilo postou no Reddit à uns dias e aquilo despertou-me a atenção.
Link: https://www.reddit.com/r/MechanicalKeyb ... inions_on/

Basicamente eles estão a pedir feedback da comunidade e a "considerar" produzir keysets em alguns layouts ISO. Já têm fotos em ES e IT.

Image
ISO-Italiano

Image
ISO-Espanhol

Experimentei deixar um post a falar que poderia haver algum interesse no layout ISO-PT. A rapariga respondeu:
Image

Envie-lhe à pouco um e-mail a ver o que ela diz. Já lhe tinha enviado outro mail no passado com uma outra questão e ela até respondeu rapidamente. Incluí esta foto do layout:

Image

E mais duas fotos nítidas de dois teclados em ISO-PT, um Ozone Strike Pro e um Asus Echelon.
Perguntei também qual seria a MOQ mínima para fazer isto acontecer.
Vamos ver no que dá... acho que não temos nada a perder.

Algum de vocês estaria interessado num set deles? ;)

Existe uma nova loja (UK based) que surgiu à pouco tempo que parece que vai ter alguns teclados da Varmilo em stock brevemente: https://www.reddit.com/r/MechanicalKeyb ... le_coming/

VA68M, VA87M e VA109M. O VA109M (fullsize) vai ter ISO-UK ou ISO-DE, os outros ainda estão a ser estudados.
Cherry MX à escolha. Achei curioso. Por acaso gosto bastante do aspecto dos VA68M e VA87M.

User avatar
Prelim

15 Oct 2016, 21:55

deve ser o normal, menos de MOQ 100 não acredito :/

User avatar
Zaphir

15 Oct 2016, 22:02

Pois, eu também tenho as minhas dúvidas. Mesmo se fossem 50 sets era complicado arranjar pessoas suficientes interessadas (eu era capaz de ficar com 2 sets se o preço não fosse muito alto).
Mas de qualquer maneira vou esperar a resposta deles...

Gatlank

15 Oct 2016, 22:50

Tudo depende do preço. Avisa quando tiveres alguma resposta.

User avatar
Prelim

15 Oct 2016, 23:02

acho q tudo depende do MOQ diz antes, pq serão sets baratos for sure ;)

User avatar
miguelbazil

17 Oct 2016, 00:59

Still, se souberes valores e quantidades, avisa.

User avatar
Zaphir

17 Oct 2016, 13:16

Mandei à pouco um PM à representante da Varmilo no Reddit. A ver se ela (ou alguém da Varmilo) dá uma olhadela no meu e-mail e se dizem qualquer coisa.

User avatar
Zaphir

20 Oct 2016, 15:47

Update:

A rep da Varmilo já me respondeu ao e-mail. Ela perguntou-me se o layout ISO-PT era igual ao layout francês (AZERTY) e se só mudavam as legendas.
Eu respondi-lhe que o nosso layout era QWERTY e não AZERTY e que a bottom row era standard size (x7 1.25u e 6.25u spacebar) e mostrei-lhe a foto do layout ISO-ES. Disse que o número de keycaps e os tamanhos eram exactamente os mesmos e que só mudavam as legendas das caps consoante as fotos que já lhe tinha enviado.

Ela diz que vai comunicar à Varmilo e que volta a contactar-me amanhã. Eles até agora ainda não se mostraram propriamente "reticentes" em considerar fazer alguns keysets para outros layouts ISO. A ver vamos se ela fala com a gerência e se me consegue dar uma MOQ.

User avatar
miguelbazil

20 Oct 2016, 20:04

Olha, isto pode ser bom. Talvez desse para pescar malta da Zwame para isto.

User avatar
Zaphir

20 Oct 2016, 20:11

Pois, era essa a minha ideia. Se os sets até fossem razoavelmente baratos talvez conseguíssemos arranjar mais gente interessada.

User avatar
Prelim

20 Oct 2016, 20:56

contem com ~$50, é o preço dos sets da Varmilo nas lojas. verdade seja dita, preferia 1000x thick pbt (cherry profile) do IMSTO p.e 8-)

User avatar
Zaphir

20 Oct 2016, 21:45

Mas o IMSTO consegue fazer keysets em ISO(PT)? Talvez não, e se sim provavelmente seriam mais caros também.

User avatar
Prelim

21 Oct 2016, 01:33

o @lolpes e mais ppl compraram PT sim, salvo erro a $75 shipped ;)

Sylla

21 Oct 2016, 14:22

eu ainda não encomendei o meu teclado :b tambem poderia participar nisso ^^

User avatar
miguelbazil

21 Oct 2016, 14:32

75$ shipped era fixe realmente, mas também depende do que é oferecido. E 50$ shipped era mais fácil de conseguir malta para isto, mas são ambas questões a ver-se. @lolpes consegues dar um feedbackzito?

User avatar
Zaphir

21 Oct 2016, 15:34

Pois, eu também penso que quanto mais baixo for o preço, mas facilmente conseguimos encontrar mais malta interessada...

Update:

Trago boas notícias.
A tal representante da Varmilo voltou a responder-me à bocado de manhã. Ela diz que a Varmilo está disposta a fazer alguns set em ISO-PT (105-keys) e que eles não impõem nenhuma MOQ. :)

Deixo aqui um copy/paste do último e-mail que ela me enviou:
(o inglês não é grande coisa, mas é perfeitamente legível)

"Hi Ricardo,

Glad to tell you we would like to make ISO 105 key Portuguese keyset for you. To show Varmilo's sincerity, there is no MOQ request, but pls help us to make some post on your local forums, let many Portuguese know abt Varmilo.

For the keyset, our keycaps is PBT material, not double shot material. Here is the price for your reference:
One color keycap set dye sub on the top - USD43/set
One color keycap laser etched on front - USD31/set
Two color keycap set dye sub on the top - USD55/set
Two color keycap laser etched on front - USD45/set

We have white, dark grey, light grey, yellow, mint green, purple, pink color. You can see the following pic. As for freight, I think it may deliver to different places or if deliver to one address, would be cheaper.

Image

Anyway, if any questions, pls don't hesitate to let me know."

A escolha de cores não é muita mas pelo menos os keysets são todos em PBT e com legendas no topo em dye sub ou à frente (side printed) laser etched. Os preços também não me parecem ser muito exagerados. Uma cor dye sub $43/set, uma cor side print $31/set, duas cores dye sub (alphas de uma cor e mods de outra) $55/set e duas cores side print (alphas de uma cor e mods de outra) $45/set

O que acham? Vou dar conhecimento disto à malta da Zwame para ver se arranjamos mais possíveis interessados.

User avatar
Zaphir

22 Oct 2016, 16:08

Já deixem um post na Zwame a falar disto para ver se aparece mais gente interessada.

Crosspost:

"Peço a todos os potenciais interessados no keysets da Varmilo que deixem aqui todas as questões que queiram colocar para eu poder tomar nota e passar essa informação à representante (Cynthia / Varmilo).
Ou então também podem enviar-me por PM se preferirem.

Vou ver se arranjo forma de conseguir que os sets sejam enviados para alguma warehouse ou proxy que a Varmilo tenha num país da Europa. Era porreiro se fosse possível fazer uma encomenda total/conjunta de tudo e que eles depois enviassem a remessa para algum proxy na Europa e daí depois seguia individualmente (ou mesmo tudo junto) para cá. Assim "fugíamos" à alfândega. ;)

Vamos ver o que eles me dizem... vou dando updates à medida que saiba algo de novo."

:)

corvo

27 Oct 2016, 10:05

Olá pessoal. Sou um lurker muito ocasional deste fórum, onde venho de vez em quando ver se se falam de sets a um preço razoável (o meu primeiro post na altura foi este - portugues-f88/uma-pequena-ajuda-com-keysets-t12243.html) e parece que isto pode ser fixe. Desculpem a newb question mas este set seria compatível com um quickfire rapid-i? E aqueles 43$ já incluiriam portes? Obrigado!

ShodanPT

02 Nov 2016, 14:43

Boas,

Uma pergunta rápida sobre estes keysets, são compativeis com um DAS Keyboard 4 Professional? A razão porque pergunto é porque estou interessado em comprar este teclado (há já alguns anos) mas como nunca consegui encontrar keysets já feitos em PT-PT para substituir nunca avancei, a qualidade é equiparável ao keyset original da DAS?

lolpes

02 Nov 2016, 15:04

A qualidade nao e equiparavel nao...as teclas do DAS nem lhe chegam aos calcanhares xD

User avatar
Zaphir

02 Nov 2016, 16:34

Sim, eu penso que os keysets stock que vêm nos teclados da DAS são todos ABS fino (como 99% dos sets que vêm na grande maioria dos teclados mecânicos comerciais). Portanto é como o lolpes disse, estes sets são feitos em PBT e as paredes interiores das caps são mais grossas que as das caps de um DAS, logo a qualidade será consideravelmente melhor. ;)

Update da situação:
Recebi à dias um novo e-mail da rep da Varmilo e ela enviou esta foto no e-mail:

"Hi Ricardo,


Good day!

here attached is the ISO-PT 109key drawing, can you give us some comments or suggestion?
Thank you so much!"

Foto:
Image

Já tinha deixado um post na Zwame e estou a fazer copy/pasta para aqui.
A malta de lá editou um pouco a imagem:

Image

Assim já está melhor, mas penso que isto ainda pode ser melhorado... o que me dizem?
Aceito sugestões, já não mexo num teclado em layout ISO-PT já faz tempo e não me lembro bem como ele era... lol.

corvo

02 Nov 2016, 16:48

Está tudo OK (tenho um quickfire rapid-i com layout ISO-PT e o teclado do meu portátil idem) exceto a sugestão que fazem para a tecla 3 - o símbolo do cardinal fica em cima do número e o símbolo da libra ao lado direito, tal como está originalmente na imagem. E não consigo perceber bem o que significa aquela seta a apontar para baixo na tecla dos símbolos de maior e menor (à direita do Shift esquerdo).

ShodanPT

04 Nov 2016, 13:23

Estou muito interessado nestes Keysets, já estou há procura de um DAS Keyboard 4 Professional como prenda de natal, agora tenho 3 questões.

1ª - Para este efeito não existe diferenças entre as versões DE, UK ou EU, visto que vou mudar as teclas todas, correcto?
2ª - Vejo que este keyset, nas teclas CAPS LOCK e SCROLL LOCK têm uma pequena 'janela' para o led, mas o DAS não têm, utiliza um led por cima do keypad, isto pode causar algum problema?
3ª - Que mais necessito para trocar as teclas? alguma ferramenta especial, borrachas, o-rings?

Nunca tive um teclado mecânico, mas já andei a informar-me porque sempre quis ter um.

Obrigado

User avatar
miguelbazil

04 Nov 2016, 14:50

1- Esses formatos são todos baseados no ISO, portanto não terás problemas.
2- A janela não tem qualquer problema, mesmo sem led por baixo, é meramente visual
3 - Para trocar de teclas precisas disto:
https://www.aliexpress.com/item/Practic ... 78768cbeb1

User avatar
Zaphir

04 Nov 2016, 15:06

ShodanPT wrote: Estou muito interessado nestes Keysets, já estou há procura de um DAS Keyboard 4 Professional como prenda de natal, agora tenho 3 questões.

1ª - Para este efeito não existe diferenças entre as versões DE, UK ou EU, visto que vou mudar as teclas todas, correcto?
2ª - Vejo que este keyset, nas teclas CAPS LOCK e SCROLL LOCK têm uma pequena 'janela' para o led, mas o DAS não têm, utiliza um led por cima do keypad, isto pode causar algum problema?
3ª - Que mais necessito para trocar as teclas? alguma ferramenta especial, borrachas, o-rings?

Nunca tive um teclado mecânico, mas já andei a informar-me porque sempre quis ter um.

Obrigado
1- Em princípio não se o teclado for ISO-QWERTY, logo qualquer keyset ISO deve ser compatível com ele, incluindo estes sets da Varmilo;
2- Não, a janela não tem efeito nenhum no teclado/switch. Não tens problemas quanto a isso.
3- Só precisas de um keycap puller de plástico ou de ferros, como estes aqui:


ImageImage
Recomendo um dos de baixo porque são mais cómodos e fáceis de usar e não riscam as keycaps. Até dá jeito ter pelo menos dois em casa para facilitar ao remover a spacebar.

Edit: o Miguel beat me to it. :P

ShodanPT

04 Nov 2016, 15:23

Obrigado pelas respostas.

Se alguém souber de uma boa promo para um DAS Keyboard 4 Professional avise :)

User avatar
bino

22 Feb 2017, 23:17

Sei que cheguei um bocado tarde mas como é que isto está?

User avatar
Zaphir

24 Feb 2017, 12:30

bino wrote: Sei que cheguei um bocado tarde mas como é que isto está?
Infelizmente "não está".
Já não falo com a representante da Varmilo à muito tempo e neste momento não tenho possibilidade (nem disponibilidade) para avançar com isto ou continuar a explorar a ideia.

Mas as boas notícias são que provavelmente também não será necessário organizar nenhum mini-GB de keysets ISO-PT, a Varmilo já anunciou teclados com layout PT (VA69M e VA88M) e eu penso que eles brevemente vão aceitar encomendas de keysets (sets em separado) nos layout da Europa (ISO). :)
Se quiserem falar com eles ou tentar saber novidades, este é o e-mail de contacto: zhh19@zhihaihe.cn

User avatar
miguelbazil

08 Mar 2017, 09:43

Uma pena não poderes fazer isso, era capaz de ser giro. Por outro lado, esses VA têm muito bom aspeto. Estou é curioso em saber que tipo de programabilidade tem o 69M, convém no mínimo ser semelhante aos Poker.

PortuGeek

10 May 2020, 13:06

EU COMPRO 1 set!!
Se tiver Português em teclas brancas com back-lit :D

Post Reply

Return to “Português”