DZ60 build log (ex-XD64)

User avatar
miguelbazil

30 Nov 2017, 15:28

Esse bichinho que te vai levando muitas dores de cabeça e pesquisas infinitas, em busca do formato de teclado perfeito :P

User avatar
Prelim

30 Nov 2017, 15:46

q nunca será perfeito... :P

User avatar
miguelbazil

30 Nov 2017, 15:53

Pormenores :D

User avatar
rundeploy

11 Dec 2017, 14:37

@miguel, o formato perfeito para mim é 60%/65% ansi. Pelo menos por enquanto :D
Falta chegar a outra plate com o shift esquerdo 2u, os leds, a case e a soundproof foam. Os holtites ainda estão em stand-by.
A pcb, os zealios e a plate parecem ser de qualidade muito fixe. Os stabs é que parecem ser rasca..

Image

User avatar
miguelbazil

11 Dec 2017, 15:06

Como aprecias a qualidade de stabs? O quão espessos? Peso? Suavidade ao toque?

User avatar
rundeploy

11 Dec 2017, 18:23

Não te sei dizer bem, até porque não sou nenhum pro, como bem sabes. Nunca mexi assim nuns, mas parecem-me bué frágeis, muito "soltos", não sei.. tirei as caps do TADA, só por curiosidade, para ter algo para comparar e parecem ser iguais no TADA, por isso pensei que é mesmo assim, mas depois fui dar feedback no ali e vejo um comentário dum Brazileiro : "The PCB works like a charm, the switches came in good condition but the stabilizers... oh man, these stabilizers are %#$% If whoever is reading this considers buying a keyboard kit, don't go cheap on the stabilizers. Buy genuine cherry ones."
E já li no reddit algures a dizer que como eles não referem "Genuine" cherry stabs, por isso são uma cópia chinesa dos stabs da cherry. Tira conclusões.
Eu não me vou chatear e vou usa-los a mesma. Um pouco de lube e está a andar.

User avatar
miguelbazil

12 Dec 2017, 09:14

OK, é interessante ver o processo de como chegaste a essa conclusão, e faz sentido. Provavelmente deve ter a haver com a espessura dos stabs ou material usado... É a maneira mais fácil de reduzir custos.

User avatar
rundeploy

13 Dec 2017, 20:31


User avatar
Zaphir

13 Dec 2017, 22:26

Qual é o peso desses Zealios? :)
Last edited by Zaphir on 14 Dec 2017, 20:59, edited 1 time in total.

User avatar
rundeploy

13 Dec 2017, 22:37

62gr, uma vez que os gateron black (60gr) são os meus fav de momento.

User avatar
Prelim

14 Dec 2017, 10:21

nunca percebo bem esses gramas de actuações, pois a escala koreana é completamente diferente.

tenho springs do SPRIT de 65g e são bastante mais leves q stock Gateron blacks p.e

User avatar
miguelbazil

14 Dec 2017, 11:11

Acho que precisamos de fazer umas medições aqui no fórum para tirar isso a limpo.

User avatar
rundeploy

14 Dec 2017, 11:45

62gr é o que diz no anúncio, mas como dizes, Prelim, não sei se eles medem isso tudo da mesma forma, daí a razão de querer fazer isso hot swappable.

a propósito recente GB que supostamente mx silent blacks na verdade eram silent reds com black stems.
https://geekhack.org/index.php?topic=90 ... msg2533350
https://www.reddit.com/r/MechanicalKeyb ... group_buy/
-------------------------------------------------------
Chegou a plate com o shift esquerdo 2u.
Vou encomendar os holtites da digikey.

User avatar
Zaphir

14 Dec 2017, 21:02

Yup, eu confirmo que as springs usadas nos Zealios (pelo menos nas primeiras duas rounds ou por aí...) são por norma mais leves que as springs da Cherry.

O KÛL ES-87 que tive tinha Zealios de 65g e eles eram mais leves do que MX Clears (que supostamente têm 60g).
Não que eu me tenha importado muito na altura... porque até achei que os Zealios eram superiores aos MX Clear (a meu ver / na minha opinião anyway).

User avatar
rundeploy

16 Dec 2017, 15:39

Image
Finalmente hoje tive tempo de testar tudo na board.
Só tenho a dizer isto sobre a PCB do DZ60: A D O R O
Há tantas opções, tanta versatilidade e juntando o QMK a festa isto torna-se algo fenomenal.

Aparte disto, vou ter ainda algo completamente diferente em Janeiro. Algo com bluetooth. Fica o teaser :mrgreen:

User avatar
rundeploy

19 Dec 2017, 17:56

Image

Good news: o holtite do switch entra e fica perfeito. Fica preso o suf para quando tirar o switch, o próprio não sair tmb.
Bad news: o holtite do led não entra a 100%, entra cerca de 60%.

User avatar
Prelim

19 Dec 2017, 18:15

onde compraste os holtites dos switches? Andei a ver e na Mouser é 0.16€ mas é preciso encomendar em quantidade penso eu. Na winkeyless.kr encontrei a $0.24

User avatar
rundeploy

19 Dec 2017, 18:27

Se bem me lembro, na winkeyless acho que era o sitio mais caro e nem eram golden. Ia comprar na mouser, mas depois vi que na digikey pt ficava uns 7eur mais barato. Acima dos 50€ tanto na digi como na mouser os portes são free. Vem dos states, mas eles tratam da alfândega, tanto na mouser como na digi. Encomendei dia 14 na digi e recebi hoje, dia 19.

User avatar
Prelim

19 Dec 2017, 19:11

Eu precisava de 70 unidades apenas, mas n estou a csguir fazer um "add to card" dessa quantidade... Qts mandaste vir da digikey?

User avatar
rundeploy

19 Dec 2017, 19:35

140 de switch e 140 de leds. Ainda bem que mandei vir uns quantos a mais, porque enviaram-me 138 para switch. Sim, contei-os, 2 vezes.

User avatar
miguelbazil

20 Dec 2017, 11:07

Se calhar têm de ser no mínimo 100 unidades?

User avatar
Zylkan

21 Dec 2017, 09:50

Muito sinceramente nunca tinha ouvido falar em holtites antes mas do que li estou a gostar muito. Isso muda muita coisa

User avatar
rundeploy

23 Dec 2017, 18:01

- pcb DZ60: 25€
- stabs cherry: 7€
- steel plate: 15€
- 67 zealios 62gr switches: 40€
- acrylic case: 30€
- switch LED: 10€
- 140 holtites switch + 140 holtites led: 70€
- caps: 200€
Basicamente sem caps o teclado ficava em 200€.

Versão inicial/budget era:
- pcb DZ60: 25€
- stabs cherry: 7€
- steel plate: 15€
- Gateron black: 20€
- acrylic case: 30€
- sem switch LED: 0€
- sem holtites : 0€
- caps PBT(tenho um set que dava para usar): 0€
Total 100€.

Basicamente com leds, hot-swap e zealios foram mais 100€.

Image

User avatar
Zaphir

23 Dec 2017, 19:23

Ainda te vai sair carote... mas vê as coisas pelo lado positivo. Vais ficar com uma board com muita pinta! ;)

O meu Pok3r RGB LE já foi enviado. Deve chegar brevemente (provavelmente para o início do ano que vem hehe).
Agora ando à procura de um set da GMK nos usados para meter no Pok3r.

User avatar
rundeploy

24 Dec 2017, 19:30

Image
O layout que não está completo, mas vai-se incrementando coisas a medida que vou usar.
A spacebar vai ser a tecla de 2.75u (a direita do fn) de certeza, ainda não decidi o que vai ser a da esquerda.

Coisas a ver/fazer no QMK:
- Mod Tap ( pode-se definir modifiers que quando carregado e mantido faz uma coisa, quando carregado e largado, ou seja one tap, faz outra)
-Quantum Keycodes (preservar algumas boot magic key combinations, tal como entrar em bootloader mode, change default layer etc)
- acabar de definir algumas teclas/funções

@Rikardo, é verdade que vai sair caro, mas vai ser hot-swappable, programável, personalizado etc. Ou seja tenho tanta liberdade que se daqui 1 ano quiser experimentar outro switch/layout, não preciso de comprar outro teclado, apenas os switches. É um investimento de longa duração, daí o preço.

Fiquei curioso com os zealios, pois teoricamente em termos de força de acentuação estão entre os Gat Black e Gat Clear. Se ver que não gosto dos Zealios vou experimentar os Clear, depois talvez vá experimentar Gat Silent Black e se nada me agradar volto para os Gat Black.

User avatar
rundeploy

27 Dec 2017, 00:25

Image

Em princípio é isto.

User avatar
miguelbazil

28 Dec 2017, 10:25

Tem bom aspecto. O que são aquelas teclas BL?

User avatar
rundeploy

28 Dec 2017, 12:11

É a luz dos LEDs das teclas (BackLit).

User avatar
rundeploy

04 Jan 2018, 00:19

Image
Actualizado.
Só alguns exemplos do power do QMK: FN2 + Q insere o meu email; o shift esquerdo pressionado uma vez dá a chaveta { , mas se carregado funciona como shift. Isto são coisas básicas, dá para fazer cenas mais complicadas, mas para mim por enquanto é suf.
Já tenho o .hex compilado sem erros a espera de ser flashado para a pcb.

Isto é apenas para ficar aqui registado. Para compilar a mykeymap.c criada, estando na pasta do qmk:

Code: Select all

make dz60:mykeymapfolder
Obtém-se na raiz da pasta do QMK o ficheiro myhexfile.hex
A seguir, põe-se a pcb em DFU e executam-se:

Code: Select all

dfu-programmer atmega32u4 erase 
dfu-programmer atmega32u4 flash myhexfile.hex
dfu-programmer atmega32u4 reset
Done.
Ou então compilar e flashar de uma só vez:

Code: Select all

make dz60:mykeymapfolder:dfu

User avatar
rundeploy

05 Jan 2018, 17:25

Image

Post Reply

Return to “Português”