[Ajuda] Mech 75% programável (ex 65%)

User avatar
doctorboy

30 Apr 2018, 00:35

Olá todos,

Depois de alguns meses mais de observação e aprendizagem por este forum, decidi inscrever-me e juntar-me a vocês nesta grande comunidade. Sou um novato neste mundo que só à coisa de 5 meses voltou a "redescobrir" a sua paixão por teclados mecânicos. Digo redescobrir, porque quando me iniciei no mundo da informática, à mais de 20 anos, cheguei a usar um Olivetti em casa com teclado mecânico. Com a chegada dos portáteis deixei de ter workstations em casa e nunca senti a necessidade de voltar a ter um teclado. No trabalho sempre trabalhei com o que me deram, e neste caso, sempre foi teclados de membrana. No final do ano passado, ao criar um espaço de trabalho em casa, necessitei de investir num teclado para casa. E pronto, foi a minha desgraça :lol: desde então já comprei um teclado mecânico (Ducky One TKL, MX Brown e ISO PT) e já estou a pensar comprar um para o meu local de trabalho (motivo principal de abertura deste tópico), coisa impensável à coisa de 6 meses.

Mas pronto, chega de conversa pessoal :).....estou a abrir este tópico essencialmente porque me encontro com diversas dúvidas e venho ver se me conseguem ajudar nesta minha nova encruzilhada. Estou na busca de um teclado para o meu dia a dia (uso no trabalho), e se no inicio procurava um modelo que satisfize-se as minhas necessidades, neste momento já equaciono construir um custom build, principalmente se conseguir obter um preço mais simpático ou preencher os meus requisitos da melhor forma.
Ora bem, vamos por partes:
- Sinto curiosidade de experimentar formatos pequenos, pois privilegio muito o espaço e existem muitas teclas de um teclado que não utilizo. Como tal, devido à experiência positiva com um TLK em casa, estou à procura de algo entre os 65% (arrow keys dedicadas é fundamental para já) e o TLK. Nestes formatos pequenos, um dos aspectos que valorizo será o facto de ser programável, para poder customizar a gosto algumas teclas (teclas que não uso e media keys). No TLK que tenho de momento, apenas tenho configurado layers para os formatos de Windows e Mac, mas no trabalho apenas usarei Windows.
- Ao nível de switches, tenho estado a adorar MX Brown, mas gostava de experimentar outras hipóteses. Talvez linear? Talvez uns MX Clear? Mandei vir um tester com vários switches mas o malandro nunca mais chega. Outro ponto relevante ligado aos switches em si, é a questão do barulho. Sendo o teclado para usar no local de trabalho, tem que ser algo mais silencioso. Tenho andado a ver uns MX Silence Red, que me parecem ser muito interessantes, mas mais uma vez, nunca os experimentei. Outra possibilidade será usar o-rings, já encomendei umas amostras para experimentar em casa, mas é algo que ainda estou a aguardar também.
- Ao nível de keycaps, pretendo ISO PT. E aqui tenho novamente grandes problemas. Tenho visto sets fantásticos e lindos....mas são na sua maioria ansi, e quando temos ISO, nunca é PT. Procurava algo de preferencia em PBT, pois o que tenho no ducky é um ISO PT ABS double shot se não me engano, e gostava de experimentar algo melhor. No entanto, corrijam-me se estou errado, mas PBT ISO PT ainda só encontrei sets da Varmilo. Estamos mesmo assim tão limitados? Ao nível de profile, penso que o que tenho é Cherry profile, e acho os SA muito bonitos, mas mais uma vez, é apenas curiosidade de experimentar outros formatos porque não tenho nenhuma experiência. Ainda andei a pensar no set Mito SA Pulse que está na massdrop, mas penso que não seja PT, e acabei por deixar cair a ideia.

Ao nivel do teclado em si, vou enumerar alguns que tenho pensado:
- Varmilo VA69 e Varmilo VA88....boa qualidade, keycaps PBT com ISO PT. Estaria mais virado para o VA69, com ou sem aluminium case é uma das duvidas. O que me deixa mais de pé atrás é o facto de não ser programável para poder customizar algumas coisas mais a gosto, tipo algumas media keys. Isso e o facto de provavelmente ir ficar na alfandega ou então ter que comprar na candykeys/caps-unlocked e esperar um bom tempo
- Outra hipotese será o TADA68. A opção com aluminum case é muito interessante bem como ser programável....mas o preço é algo elevado, principalmente para algo que ficará preso na alfandega com custos associados. Como não tem ISO PT, as keycaps teriam que vir de outro lado.
- Poderia novamente ir para um ducky, que adoro. Mas gostava de experimentar outras coisas.
- Por ultimo, tenho andado a considerar uma custom build, comprando case, PCB, switches, leds, keycaps e depois montando tudo em casa. Do lado positivo, era a satisfação de construir algo teu e personalizado. Do lado negativo, tenho o aspecto de soldar (nunca o fiz, mas pelo que vejo não tenho grandes receios, tenho sim é que comprar um kit de soldadura) e o facto de facilmente poder atingir preços elevados quando juntar os portes dos diversos componentes.

E pronto, encontro-me nesta situação. Estou um bocado perdido com a escolha das keycaps. Alguém consegue sugerir mais hipóteses para ISO PT? A alternativa é apenas encomendar keycaps no aliexpress ou massdrop sem ser ISO PT? Existe maneira/lojas na zona euro onde se possa comprar keycaps na linha do que procuro?
Tendo em conta o que procuro, iriam para um custom build ou iam directos para um Varmilo VA69 e não se chateavam mais? Nas PCBs tenho visto XD64, GK64, DZ60 ou BDB75....e nem sei para onde me virar. Parece-me tudo interessante mas será que qualquer uma me serviria?

Desculpem o testamento....e obrigado desde já por qualquer ajuda. :)

Edit note: Ajustei o nome do tópico devido ao desenvolvimento da thread
Last edited by doctorboy on 27 Jul 2018, 01:51, edited 1 time in total.

jihadu

30 Apr 2018, 14:11

Qual é o teu principal objectivo? Ser barato, programabilidade ou factor cool ? Para barato, nada bate o Tada, mas como tu disseste com a caixa em aluminio a história já é outra. Programabilidade tem muitas vantagens, mas só é mais útil com layouts custom. Agora para o factor cool o Varmillo é muito fixe (a minha opinião pessoal), se bem que a utilização de espaço não é a melhor (them bezels tho).
Tambem considerar a possibilidade de comprar um 60%. Eu recomendo o DZ60 dos KBDFans ( e por amor de deus não compres uma GH60 - https://www.youtube.com/watch?v=1oNtulI7deg) e uma 5%- tambem dos KBDfans. Quanto a switches, tens muitas possibilidades da Kailh, Gateron, Cherry e Outemu.
Quanto a ISO-PT a tua unica hipotese são as dye-subs da varmillo. Eu não tenho nenhumas, mas eu acho que um utilizador da DT tem (só não sei quem)

User avatar
doctorboy

01 May 2018, 00:56

jihadu wrote: Qual é o teu principal objectivo? Ser barato, programabilidade ou factor cool ?
Antes de mais, obrigado jihadu por me teres respondido. O meu principal objectivo é na realidade esses 3 factores. :) Procurar ou construir algo com um preço razoável (não gostava de passar os 180€-200€, e se encontrar algo por 120€-130€ tanto melhor), que me agrade à vista e satisfaça as necessidades. A questão da programabilidade é onde tenho mais dúvidas, pois não sei bem até onde pode ir o potencial. Nesta primeira fase só estou a pensar na possibilidade de programar teclas de midia, tipo + som, - som, mute, play ou pause.
Visualmente tanto o Tada como o Varmilo me seduzem bastante, sendo que adoro as cases de aluminio. Se tivesse que escolher um apenas pelo visual, acabaria por ir para o Varmilo. Alias, não tenho grandes duvidas se o Varmilo fosse fully programmable, já tinha perdido a cabeça e já tinha avançado.
jihadu wrote: Tambem considerar a possibilidade de comprar um 60%. Eu recomendo o DZ60 dos KBDFans ( e por amor de deus não compres uma GH60 - https://www.youtube.com/watch?v=1oNtulI7deg) e uma 5%- tambem dos KBDfans.
Sim, GH60 já tinha colocado fora de hipotese por ser um projecto antigo. Das que vi, fiquei tentado com a GK64, mas confesso que o mundo das PCB ainda me passa muita coisa ao lado, tal é o mundo de opções e configurações. Mas tenho visto builds verdadeiramente fantásticas, com partes em acrilico, RGB, etc., tudo programável e bastante versátil (no entanto quase sempre com keyset ANSI). Consegues-me recomendar 1-2 builds na linha de formatos 65% (ou 60% com keys) que conheças e que aches que se enquadra no que pretendo?
jihadu wrote: Quanto a switches, tens muitas possibilidades da Kailh, Gateron, Cherry e Outemu.
Esqueci-me de referir que tenho por casa um numpad com Outemu Blue e não gosto muito da experiencia. Para já penso que prefiro ficar-me pelos Cherry (Gateron também considero).....e mesmo aí já é muito complicado para eu escolher. :lol:
jihadu wrote: Quanto a ISO-PT a tua unica hipotese são as dye-subs da varmillo. Eu não tenho nenhumas, mas eu acho que um utilizador da DT tem (só não sei quem)
Tenho ideia que da Varmilo, ISO-PT temos 1-2 combinações de cores. Estamos então limitados apenas a estas 1-2 hipóteses se queremos PBT ISO PT? :(
E se juntar a hipótese de ser ABS.....as hipóteses melhoram? Será uma alternativa comprar as keys diferentes de um ISO-PT para ISO-DE por exemplo? É sequer possível esta hipótese? Será uma alternativa comprar alphas da Varmilo PBT ISO-PT e depois combinar com mods GMK ou algo idêntico?
Existe algum kit SA profile ISO PT?

User avatar
miguelbazil

02 May 2018, 14:34

Sim, estás limitado à Varmillo. O mercado português é demasiado curto para haver um grande interesse das marcas e fábricas em produzirem especificamente para nós. Quando muito (e acho que já aconteceu), é conseguires entrar cedo num group buy de um novo set, e conseguires convencer a malta a fazer um add on PT, onde colocam as teclas extras necessárias para transformar um ISO qualquer em ISO PT.

User avatar
doctorboy

02 May 2018, 23:52

miguelbazil wrote: Sim, estás limitado à Varmillo.
Obrigado pela resposta Miguel. Estava com esperança que não me dessem essa resposta. Sendo assim, vou ter que começar a pensar cada vez mais em blank keys. Começar a treinar intensivamente o touch typing! :lol:
Entretanto penso que também encontrei uma possibilidade de pedir keyset ISO PT mas em ABS, vindo da WASD. Pelo que li a qualidade é para o fraquita, mas sabem se é pelo menos razoável?

Neste momento estou a ver se organizo as ideias para definir 2 ou 3 planos diferentes. Em breve coloco aqui as diversas possibilidades.

User avatar
Prelim

04 May 2018, 13:50

Eu diria que neste momento deves fugir de Ducky... embora haja possibilidade de comprar um stock ISO-PT, a qualidade da Ducky já não é a mesma da q encontravas há alguns anos atrás (já pra não falar das más teclas backlight); a linha Ducky ONE tem a pior construção deles (made in-house) e mesmo a linha Shine já não é o q era.

Neste momento arrisco-me a dizer que vais encontrar tb melhor qualidade nos Varmillo (tendo mm a hipótese de comprar com case alu) do que nos TADA... mm em termos de caps tens a melhor qualidade de thick PBT ISO-PT com a Varmillo (as WASD são muito más). Relembro também q até há pouco tempo, era a fábrica da Varmilo q fazia os Leopold (high-end koreano).

qq dúvida, estamos aqui para ajudar no q soubermos ;)

User avatar
AMongoose

04 May 2018, 14:31

Tenho um varmilo VA68MG e embora goste mesmo muito das caps e da caixa só é possivel usar a backlight em baixa intensidade porque se a poes a brilhar muito faz um coil whine muito alto e muito chato.

Felizmente a mim não me aborece que eu deixo a desligada a maior parte do tempo mas se leds rgb é um ponto que te interessa não recomendo a varmilo.

User avatar
Prelim

04 May 2018, 16:36

hummm, o coil whine não terá a ver com a board ou psu? Isto pq certamente o som não vem do teclado e portanto o problema pode ser do resto do hardware do pc!

EDIT: pesquisei um pouco e realmente deparei-me com relatos de coil whine vindo de alguns teclados (nomeadamente Corsair e Razer), normalmente derivados de problemas no pwm dos leds.
- tentaste mudar a porta USB?
- tens as portas usb tweakadas para refresh rates mais elevados? podes checkar se as portas então todas em stock (125hz salvo erro)? lembro-me de ter um prob de coil whine com uma board ABIT, qd ligava o Razer Deathadder a 1000Hz p.e

User avatar
doctorboy

05 May 2018, 15:44

Obrigado pelo feedback. @Prelim, eu Ducky One é o que tenho de momento em casa e estou a adorar. Claro que não consigo comparar com o passado e acredito que os novos modelos já não sejam a mesma coisa. O ponto fraco que identifico nele é sem dúvida as keycaps, pois apesar de serem sólidas, preferia algo em PBT pela textura.
Sobre a minha escolha, de momento o ponto da situação é o seguinte. Estou cada vez mais inclinado para uma build própria, apesar do Varmillo ainda estar na luta. O problema deste último é que não encontro um local a vender o Varmillo VA69 com ISO PT. Só encontro o irmão maior TKL. Mas confesso que também ainda não explorem todas as hipóteses visto que tenho gasto mais tempo a analisar um build propria.
Para uma build propria, a PCB GK64 está fora de questão por não suportar o formato ISO. Estou a considerar ou a DZ60, layout com ISO e arrow keys, ou a KBD75, com um formato de 75%, ou então mandar vir um kit do Tada68 e montá-lo eu. Sendo que ter a function row não é fundamental, escolhiam que board? De momento estou mais inclinado para o Tada68.
A case em qualquer um dos casos, será entre acrílico e aluminium.
A nível de switches, como gosto muito dos MX brown que tenho no Ducky, e o uso do teclado é para ser no escritório, ou seja, não pode fazer muito barulho, estou muito tentado em experimentar uns Gateron Silent Brown. Alguém já experimentou?
O meu principal problema com a build propria, para além do soldar que será uma novidade para mim, é mesmo as keycaps. Ou compro um set da Varmillo (que não morro de amores pelas combinações de cores), com passagem pela alfândega e afins, ou então vou para um set de blanks. Até podia ter algo como uma mistura de blanks e não blanks, em que teria as teclas que variam como blanks e as restantes normais. Para as blanks, procurei no AliExpress e só vi de interessante um set da enjoypbt. Será fácil arranjar algo deste gênero? A oferta será superior? As keycaps é que me estão a impedir de já ter avançado para algo em concreto.

User avatar
Prelim

05 May 2018, 15:54

sobre não arranjares o Varmilo ISO-PT, é uma questão de os contactares directamente (através de zhh19@zhihaihe.cn https://geekhack.org/index.php?topic=84796.0)... até pq são capazes de arranjar a saida do teclado a partir da EU, pra nao correres riscos de alfandega. Tenta tb falar com o @Zaphir, pois penso q ele já comprou no passado um Varmilo ISO-PT.

sobre o formato, é uma questão demasido pessoal... eu adoro 60% puros (com 1.25u ou mm 1.5mm mods) e sinceramente não preciso de setas dedicadas a toda a hora, pelo q podem ficar em 2nd layer pra mim ;)

atenção q já li mtes de relatos q os Gat Silents são bastante sticky e piores q os Cherry Silent. Eu DETESTEI Cherry Silents p.e... ao ponto de comprar 360 switches e de os re-vender todos! Neste momento o meu switch favorito é o Gat KS-9 (lastest version), embora continue a usar os Gats KS-3 no meu GH60 rev.C

sobre as keycaps, resta-te decidir se queres mm ISO-PT ou não. Se não, EnjoyPBT etc tb são boas opções a considerar ;)

User avatar
doctorboy

05 May 2018, 19:28

Obrigado pela informação @Prelim. Irei contacta-los nem que seja para perceber os custos de um set ISO PT e se consigo mandar vir da EU.

Sobre o formato, a indecisão ainda é alguma. O formato 60% é lindo visualmente, mas eu preciso mesmo das setas num layer principal, porque uso muito. Daí estar a considerar a DZ60 para ter um layout com setas e ainda o Sata68 por ser 65%. Estou mais tentado para este último.
Sobre os switches é que fiquei agora com o pé atrás pelo que disseste. Tenho que ir ler mais sobre o assunto. Se tiver que apostar noutro switch na linha de um Brown, mas sendo o mais silêncioso possível, o que é que recomendas? Talvez Gateron Brown normais?

User avatar
Prelim

05 May 2018, 22:19

há muito q deixei de dar a minha opinião sobre switches (lineares vs tácteis vs clicky).

quem me conhece sabe q sou um linear guy, q detesto browns pq não são nem carne nem peixe (sou dos tais q acham browns simplesmente scratchy reds lol), e não acho piada a clickys. Mas se queres saber quais os melhores switches de cada tipo, eu posso avançar:

Lineares: Gat Tealios ou normais KS-8/KS-9 ou Cherry Vintage Blacks (mm assim prefiro os Gats).
Tácteis: Gat Zealios ou Cherry Clears.
Clickys: Sem muita experiência neste campo, continuo a achar os Cherry Blues a opção mais consistente.

User avatar
doctorboy

07 May 2018, 01:04

Obrigado pelo feedback.

Já estive a ler mais sobre os Gateron Silent e realmente a critica é bastante negativa. Estou bastante indeciso agora. Entretanto, como outra alternativa tenho também os zealios de 62g. E li também que a versão silent destes, os Blue Zilent que estão em group buy, têm um feedback nas primeiras reviews já muito mais positivo.
Resumindo, para os switches tenho como hipótese, Gateron Brown, Silent Brown ou Zealios. Os Blue Zilent seria para uma outra futura build pois é capaz de demorar ainda uns 3 meses a chegar.
De onde recomendam encomendar os Zealios (se avançar para estes)? No aliexpress estes passam sempre a barreira dos 22€ da alfandega. Como alternativa só estou a ver o site da KBDfans.

User avatar
Prelim

07 May 2018, 11:35

e comprar switches sem ser em loja? através dos classificados (reddit, GH, DT) ou mm directamente ao Zeal?

User avatar
AMongoose

07 May 2018, 13:17

Prelim wrote: hummm, o coil whine não terá a ver com a board ou psu? Isto pq certamente o som não vem do teclado e portanto o problema pode ser do resto do hardware do pc!
O som vem definitivamente do teclado e em qq PC que o ligue, e outros teclados com rgb nao fazem ptt e mesmo questão da varmilo.

User avatar
Prelim

07 May 2018, 16:50

pois, mas pelos vistos afecta várias marcas. tem a ver com o circuito pwm dos leds.

User avatar
doctorboy

08 May 2018, 23:04

Prelim wrote: e comprar switches sem ser em loja? através dos classificados (reddit, GH, DT) ou mm directamente ao Zeal?
Confesso que a minha experiência de compras online tem sido sempre com peso maior nas lojas online (Amazon, Aliexpress, etc.) ou no ebay. Mas é algo que vou explorar e ver se encontro algo que me interesse. Não estava a pensar nesta possibilidade e tens razão, devo explora-la melhor. Obrigado pela dica.

Entretanto o meu switch tester já chegou e deu para de certo modo ter uma noção melhor dos diversos switches. Uma coisa que reparei é que gosto algo mais leve (pelo menos é a minha primeira noção). O MX Clear será o maior candidato a ser testado, o que me leva a que a hipótese dos Zealios seja muito interessante também, principalmente os de 62g.

User avatar
doctorboy

09 May 2018, 02:03

Mais updates, infelizmente penso que vou ter que excluir a board DZ60, simplesmente porque não consigo encaixar o layout completo de iso pt com as setas na board.
Teria que ficar algo deste género:
Image
Já desloquei a tecla do underscore para o lado direito, o que não gosto muito e perco ainda a tecla que estaria por cima do tab e debaixo do Esc. Eventualmente poderia dividir o backspace em duas teclas, mas quero manter o backspace desse modo. A unica alternatica que estou a ver seria, eliminar o AltGr e colocar lá o underscore, e depois no lugar deste ultimo colocar a tal tecla em falta. Mas não sei, penso que seja curto este layout.

Comecei então a pensar mais na possibilidade do Tada68, só que reparei que no formato de ISO, o shift do lado esquerdo é de 1,25u, e a plate default penso que só suporta no formato 2u ou 2,25u. Já li que existe algumas custom plates para suportar o formato ISO correctamente mas vou ter que ver melhor para perceber se dá para contornar este problema ou não.

Uma outra possibilidade que ganha força é o formato 75%, usando uma pcb KBD75. Neste caso o layout ficaria:
Image
Não é um formato tão elegante para mim como o 65%, mas se tiver que ser, será.

Estou a tentar ver isto do layout para perceber se ao nivel de keycaps vou ter tudo standard ou não, para depois ter também feedback da Varmilo se me arranja as keycaps todas que preciso. Se começar a ter layouts fora do standard posso vir a ter problemas.

Voltando ao tema dos switches, uma das coisas que estou a começar a considerar é a utilização de holtites. Como não conheço bem os diversos switches e estou numa da descoberta ainda, talvez fosse interessante. O custo é um bocado elevado, mas ficaria versátil para o futuro.....resta saber se irei tirar o devido proveito.

User avatar
doctorboy

17 May 2018, 01:42

Queria deixar aqui um update:
Neste momento já praticamente me decidi por uma build própria e agora tudo se resume apenas se vou para algo tipo 60%-65% ou algo na linha dos 75%. Estou mais inclinado para este ultimo, essencialmente devido às teclas mais standard e ter todas as teclas que mais utilizo logo no layer principal. Fico depois com mais manobra para numa ou outra tecla fazer algo de diferente e nos layers restantes fico com liberdade para teclas de media e afins.
Mas ainda não me decidi e estou a estudar as diversas hipóteses.

Para switches gostava de experimentar Zealios, mas tou mais inclinado para os Zilents e entrar no GB, principalmente devido ao barulho. Pelo que tenho lido, nas diversas opção de "silents" são os que preservam mais o feeling original.

Por ultimo, não sei se vou conseguir arranjar uma máquina para soldar emprestada, como tal poderá ser necessário comprar uma. Aconselham algo? Tenho visto recomendarem o Hakko FX-888D e o Weller WES51, ambos acima do que pretendia gastar. Será que não consigo arranjar algo minimamente bom (tendo em conta que é para soldar teclados) sem entrar em loucuras de preços?
Obrigado.

User avatar
doctorboy

24 May 2018, 00:51

Mais um update:
Já me decidi em ir por uma custom build e neste caso vai ser com um teclado de......75%. Porquê de 75%, perguntam-me vocês, quando tinha idealizado de 65%. A razão é simples, 65% é realmente o formato que pretendia originalmente, mas o único que me satisfaria a 100% ao nivel de layout seria o TADA68 (dos que conheço claro). Como inicialmente iria ter problemas com o formato ISO que não é suportado a 100% pela "plate" comercializada, e depois também estava a pensar em personalizar a escolha de switchs, o que me obrigava a ir para um kit, decidi que para jogar pelo seguro, saltaria para o layout de 75% com o máximo de teclas standard possíveis e software QMK. E foi aí que apareceu o KBD75, que no inicio esteticamente não em agradou muito, mas com o tempo comecei a apreciar. Não será tão compacto como o TADA68, mas a linha de cima vai permitir colocar algumas keys de média e atalhos, sem precisar de saltar para outro layer. Acho que vai ser interessante, mas vamos ver.

Ora bem, o plano então é o seguinte:
PCB: KBD75 v1 + plate
Case: Alumínio, case original que se vende com o kit
Switches: O ponto onde ainda tenho dúvida, estou entre Zealios e Zilents (acho que ambos de 62g). Mais inclinado para este último para ficar com um teclado silencioso ao máximo
Stabs: Cherry Genuine
LEDs: Ainda por decidir se incluo-o ou não.
Keycaps: Em principio, um kit ISO PT da Varmilo.

Segundo as minhas contas iniciais, o preço será bastante elevado, mas penso que será uma build assertiva com tudo o que pretendo. Se tiver sucesso, será companheiro durante bastante tempo (só irá pecar no futuro por não ter bluetooth, mas penso que viverei bem com isso).

whitelines

07 Jun 2018, 12:13

Curioso ter visto agora o teu topico porque tambem tou a pensar comprar um KBD75

Tas a pensar comprar da kbdfans? como é com alfandega?
Os stabs switches etc vais mandar vir de onde?

btw: lidl ta com maquina soldar a 10€, nao deve ser nenhuma maravilha.. mas deve fazer o trabalho

User avatar
doctorboy

08 Jun 2018, 13:31

Boas, entretanto já acabei por avançar para praticamente tudo, só me falta as keycaps que ainda não encomendei porque não há stock de tudo o que pretendo.
Comprei o kit do KBD75, que inclui board, case, plate e stabs, tudo no Aliexpress, na loja da kbdfans. Já fizeram o envio, estou a aguardar agora. Não sei se vai parar na alfandega, mas estou preparado mentalmente para que tal aconteça. No entanto pelo que consegui apurar, eles vão enviar a encomenda da Europa. Vamos aguardar.
Stabs, apesar do kit trazer, li que são muito maus. Como tal, comprei uns aqui no forum ao user faxes nos classificados, uns genuine gmk se não me engano. Já os tenho em casa.
Keycaps vou mandar vir da Varmilo, também vai haver risco da Alfandega mas vamos ver.
O mais demorado de tudo, vão ser os Switches, optei por ir para uns Zilents da ZealPC, de 62g. Já fiz a encomenda no group buy, mas só devem enviar no inicio do próximo mês. E estes sim, quase de certeza que ficam na Alfandega. O que for, será. :)

Sobre o ferro de soldar, comprei uma estação simples, que permite regular a temperatura. Também já tenho a solda e acessórios. Comprei tudo cá em pt.

User avatar
doctorboy

27 Jul 2018, 01:49

Boas novamente. Na passada 5ª feira, faz hoje uma semana, chegou a última peça do "puzzle" e comecei a tarefa planeada à diversos meses atrás. Estava com uma vontade em arrancar com a build que nem imaginam....foram quase duas directas. :lol:
Comecei por preparar os stabs e decidi fazer clipping e Lube. De seguida avancei para a junção da plate com apenas um ou dois switches colocados e a PCB. Confesso que tive bastantes dificuldades em encaixar tudo bem. O switches teimavam em não encaixar bem na plate quando esta já estava acoplada à PCB com alguns switches. A estratégia que acabei por seguir foi colocar todos os switches na plate numa primeira fase e depois encaixar a PCB, tendo cuidado para não entortar os pinos dos diversos switches.
Uma vez tudo encaixado, validei as posições dos diversos switches ao colocar algumas teclas para ver se estava tudo ok. Estando tudo ok, avancei para a parte de soldar. À umas semanas tinha praticado um bocado num outro circuito visto que não tinha experiência a soldar. Com base nisso, estava relativamente confiante que ia correr tudo bem, mas depressa o panorama mudou. Soldei a primeira linha, e quem conhece a PCB KDB75 sabe que a linha de cima tem uns buracos maiores e senti algumas dificuldades ao soldar. Como também estava a tentar fazer soldas perfeitas dei por mim a resoldar alguns dos switches. Uma vez terminada a primeira fila, vou testar e surprise....duas teclas não funcionavam. Pior...em ambos os casos os switches apresentavam um comportamento estranho, sendo que tinham tendência para ficarem presos. Achei imediatamente estranho porque ao colocar os switches tinha a certeza de ter testado tudo e não me ter apercebido de tal facto. Decidi então dessoldar os dois switches para analisar melhor. Tive alguma dificuldade em retira-los. Depois de o fazer apercebi-me que o processo de os soldar tinha corrido mal, e a solda tinha tocado no próprio switch tendo num caso o perfurado e danificado seriamente. Confesso que fiquei deveras preocupado....tinha 5 switches extra e já tinha gasto 2 logo na primeira fila, tendo mais 5 filas pela frente. A partir desse momento tentei ser mais rápido no processo de soldar e a verdade é que o problema não voltou a repetir-se em todas as restantes soldas. Penso que o problema foi também muito devido aos tamanho dos buracos na PCB para a primeira fila. Por isso, quem usar esta PCB, tenha isso em atenção.
À medida que fui soldando os diversos switches ia ligando ao pc a board para ir fazendo os testes. Não tive nenhum problema em qualquer instante. Após os switches avancei para os leds. Os leds foi sempre algo que não pensei em por, mas à coisa de 2-3 semanas decidi avançar. Depois se não quiser utilizar, desligo-os, mas ficam lá colocados para caso faça falta. Soldar os leds foi algo relativamente simples, apenas bastante trabalhoso.
Estando tudo soldado, faltava só a parte fácil.....encaixar na case, apertar alguns parafusos e depois no fim colocar as keycaps. :)
Desde o fim de semana que o tenho utilizado em determinados momentos para estar a afinar o firmware. Estou a configurar muitos comportamentos personalizados e a gestão dos leds rgbs por baixo da PBC deram-me algumas dores de cabeça, mas agora está tudo a ficar encaminhado. Estou a adorar a experiência, e conto até ao próximo domingo terminar a build, hardware e software, para então na próxima semana entrar ao serviço para o que foi pensado. No fim de semana conto colocar aqui algumas fotos....para já deixo uma apenas para abrir o apetite. :)
Image

User avatar
Prelim

27 Jul 2018, 17:22

ainda bem que acabou bem, não há montagem sem peripécias! ;)

o teclado parece mto nice, as keycaps é q são cócó :P (são WASD?)

User avatar
doctorboy

27 Jul 2018, 17:57

Sim, já contava com alguma aventura na montagem, mas confesso que houve uma altura que temi que não conseguisse terminar com sucesso e fosse necessário fazer mais umas compras e esperar mais umas semanas.
A qualidade no geral do teclado, acho que está acima da média (pelo menos o preço final está de certeza :lol: ). Fiquei muito impressionado com a case no global, bastante pessada e o toque do aluminio é premium e agradável.
As keycaps são Varmilo PBT, em ISO-PT. Comprei dois conjuntos TKL com algumas combinações de cores e algumas teclas com tamanho personalizado.....foi uma verdadeira fortuna.
As brancas (que já estão no ducky one) e pretas gosto mesmo muito. As vermelhas acho que falta um bocado de intensidade e as lilas acho que ficava melhor mais suave, mas no fim combina tudo bem, e acho que o conjunto é bonito. O toque do PBT para mim é mesmo muito bom, muito superior ao ABS que tinha no ducky one.
As duas coisas que estão ali mal nas keycaps são: um erro no ISO-PT numa das teclas; e a coluna mais à direita ter ficado com keycaps de rows que não fazem match, por exemplo, queria colocar o delete no canto superior direito, mas como é R4, fica mal. Acabei por colocar as keycaps de modo a parecer melhor visualmente. No entanto, talvez no futuro uma ou outra seja substituída por uma novelty, ainda não sei.
Ah, e o cabo também é personalizado, foi criado por um membro aqui do forum inclusive. ;)
Mais fotos em breve.....durante o fim de semana. 8-)

User avatar
Prelim

27 Jul 2018, 18:28

humm mas essas caps sao thick pbt dyesub?? é q pensei q as Varmilo fossem Cherry profile e essas parecem-me OEM finas :/

User avatar
doctorboy

27 Jul 2018, 18:33

São PBT Dyesub. Pelo menos penso que sim. Logo já coloco aqui uma foto ou outra.

User avatar
Zaphir

27 Jul 2018, 20:30

Ficou bem giro. :)

Eu também tenho um KBD75 (pre-assembled pela KBDFans) para chegar brevemente. Mas já me arrependi na escolha dos switches... :(

Source: https://www.reddit.com/r/MechanicalKeyb ... /?sort=new

keyboards-f2/do-box-switches-stretch-pb ... 19509.html

Encomendei com Kailh BOX Jades.
Já removi o set Yuri que estava no Tina. Nao apresentava stress marks nem tem nenhum stem aberto... mas eu já fiquei de pé atrás com isto. Raios parta, ainda por cima tenho outro set para vir e queria metê-lo no KBD75.

Isto é chato porque eu acho honestamente que os BOX Royals sao melhores do que MX Clears e Zealios em termos de peso e bump.

User avatar
Prelim

28 Jul 2018, 11:33

Kailh things :P (é por essas e outras q me fico por Cherrys vintage e Gaterons)

Image

User avatar
Zaphir

28 Jul 2018, 16:24

Já não és o primeiro a meter essa foto como exemplo haha.
Mas sinceramente acho que isso não se aplica aos Box switches... o problema dos Box não são stems a partir (acho que isso já não acontece com nenhum switch da Kailh há muito tempo tbh...).

O problema actual com os Box switches é mesmo má tolerância / medidas na cross dos stems. Parece que o eixo horizontal tem uma expessura ligeiramente maior do que Cherry, Gateron, Zealios, Aliaz e outros clones. :(
É isto que está a fazer com que certos inserts quebrem. Não sei como é que a Kailh deixou isto escapar ao QC, apenas me diz que o QC deles ainda tem muito que melhorar infelizmente (marcas da China... you know the drill).

Se calhar ainda acabo por vender o KBD75 ou o Tina-A para comprar uma nova board com outros switches quaisquer, como Zealios/Tealios ou Gaterons (gostava de experimentar Cherry Silent Blacks, mas esses são difíceis de arranjar e eu não quero soldar nem montar nenhum teclado).
Isto chateia-me muito. Andar a estragar sets boutique como JTK, GMK e afins por causa disto é que não. Ainda por cima eu agora ando numa fase GMK e não quero mais nada.

Post Reply

Return to “Português”