Portuguese

User avatar
sphinx
Major Bummer

02 Apr 2015, 13:36

agora, acho que era fixe fazermos um esforço para procurar fornecedores portugueses.. portanto precisavamos de uma empresa que faça PCBs (acho que tenho uns links por ai) e empresas onde fazer as caixas e as keycaps eventualmente

propunha pedirmos uns orçamentos a empresas deste genero, e se depois chegassemos a conclusao que sai demasiado caro procuramos noutro lado.

alguem usa trello ?

User avatar
JotaCe

02 Apr 2015, 13:42

Switches acho que passava. Eu já tenho para mim e não me importo de arranjar mais, mas, tal como disseste, nem toda a gente quer os mesmos e temos o 7bit aqui no fórum que tem preços aceitáveis e envia de dentro da UE.

Estabilizadores não estou a ver onde se vá arranjar.

Plate pedi orçamento de um layout custom a estes gajos: http://www.lasermaster.co.uk/
Quando tiver, partilho aqui, mas sei que oferecem descontos porreiros se for em quantidade.

A nível de PCB também temos de ver o controlador. Teensy talvez seja o mais fácil a nível de firmwares disponíveis em se não estou em erro, consegue-se arranjar de dentro da UE sem ter que pagar um rim.

Depois ficam a faltar as keycaps. Não sei se vamos conseguir chegar todos a acordo num layout (não me crucifixem já por não querer ISO-PT) mas pelo menos uma custom com um bacalhau era de valor. Vou perguntar a um Japonês que faz caps com o desenho que quisermos em quanto ficam aí umas 10.

User avatar
JotaCe

02 Apr 2015, 17:40

Uso trello no trabalho. Acho que é uma ferramenta porreira para coordenarmos isto ;)
Recebi o orçamento da lasermaster: 36£ + 25£ de portes :( e isto para uma plate 65% em alumínio com cortes quadrados para os switches (ou seja, os que não dão para susbsituir o switch sem des-soldar).

EDIT: Vi mal o preço. Ainda falta o IVA a isso...

f4810

02 Apr 2015, 18:02

Bolas, puxadote... Mas talvez tenhamos mais sorte em empresas portuguesas (locais). De lisboa só conhecia a fablab, mas na zona oesta há(ou havia) uma que acho que era capaz de ser acessível.

A Lenave pode ser um bom começo para pedir orçamentos de switchs por exemplo ou resistências.

Quanto a PCB's, no IST (lisboa) sei que havia pessoal que mandava fazer fora e que ficava acessível no entanto não é necessário caso se escolha uma opção sem PCB. Depende do custo total.

BTW, lá lavei as teclas do BTC 53 Series e pûs no meu CM QF PRO:

https://drive.google.com/file/d/1DOcste ... sp=sharing

Que acham? (pena ser PT-PT :P)

User avatar
Prelim

02 Apr 2015, 23:50

bem, isso não me parece mto fazível já q será uma encomenda de poucos plates/pcb/cases só pra nós.

não entendo pq querem fazer um custom diferente... os que existem não chegam? (há algumas opções em ISO na GH/DT/OTD etc q incluem PCB, plates, cases)

f4810

03 Apr 2015, 01:28

Olá, eu por mim não sei se seria um custom diferente de algo que já existe. Algo como o leopold ou um race ou um poker é o que procuro.

A mim seria pela experiência diy completa e quem sabe controlar um pouco mais os custos.

User avatar
JotaCe

03 Apr 2015, 10:22

@Prelim Sinceramente, ainda não vi nenhum custom que suporte o layout que quero (uma espécie de 65%).
A "piada" deste seria pelo DIY e por tentar arranjar preços minimamente decentes em território nacional, mas tenho de concordar quando dizes que não somos suficientes para ter custos decentes.

Anyway, tecla com bacalhau, alguém alinha?

User avatar
Prelim

03 Apr 2015, 12:05

sim 65% tb acho q ainda não vi, mas em 60% normal temos sempre o GH60, Face-U replica etc. tb não sei qual era a ideia dos customs dos outros users mas teriam de haver mto interessados e na mm configuração de 65%, não me parece q isso tenha assim tantas pernas pra andar.

uma tecla "tuga" eu acho q alinhava numa assim mas crafted/artisan e não simplesmente printed ;)

User avatar
Zylkan

03 Apr 2015, 12:13

Teclas bacalhau?! pensei que isso fosse no gozo lol
Tamos aqui tamos a fazer caps co busto do Cristiano Reinaldo!

User avatar
Prelim

03 Apr 2015, 12:48

acho q o bacalhau ou o zé povinho caracterizam mais o português do q o CR7 (q só representa os tugas atrasados mentais lol).

não acho uma ideia tao far-fetched qt isso... até fazia uma eu mesmo com um bacalhau das caldas (só usando um pouco de massa/epoxy pra moldar entre a cap e a cerâmica) o prob é não haver assim tao pequenos qt precisamos :/

User avatar
JotaCe

03 Apr 2015, 12:49

Bacalhau ou outra cena, não é vinculativo :D
Uma esfera armilar em relevo era qualquer coisa...

Ainda se conseguem arranjar PCBs do GH60 ou Face-U replica?

User avatar
Prelim

03 Apr 2015, 12:58

eu curtia mais era de fosse artisan e não printed, só isso. daí q o bacalhau de cerâmica (se houvesse pequeno) fosse fácil de fazer. ainda posso dar uma olhada nas lojas das Caldas, mas penso q aqueles de lapela (tipo pin) têm uns 4cm e nós precisariamos de uns 2,5cm máx, já contando com o rabo do bacalhão fora do ESC q fica giro.

caso fosse printed, teria de ser um artwork mto simples senão dps não se percebe nada. Acho q uma sardinha fica nice:
Image

sobre os pcbs não sei, é questão de perguntares a quem correu o GB ;)

User avatar
Zylkan

03 Apr 2015, 13:16

Olha que isso com um pouco de paciência até se fazia. Fazias o molde em epoxy e depois para a peça propriamente dita o que punhhas a separar entre a peça e o molde até secar? celofane daria?
Até se podia usar depois a ideia da peça de lego pa ver como fica...

User avatar
Prelim

03 Apr 2015, 14:13

ui lol, é mto mais simples q isso. era só usar uma cap mx e colar o bacalhau à cap. dps meter massa/epoxy pra fazer os contornos e pintar essa parte pra n se notar e parecer monopeça ;)

lolpes

04 Apr 2015, 00:20

Recém chegado aqui ao fórum ;) ando a juntar peças para uma build com uma pcb face-u replica que o paranoid me arranjou :D

lolpes

04 Apr 2015, 00:25

Em relação ao tema da tread, posso falar com pessoal da acrilcorte, uma empresa de acrílicos, e pedir orçamentos para placas e/ou caixas(por camadas?), pois deste modo seria mais barato devido ao custo do acrilico em função da espessura.

lolpes

04 Apr 2015, 00:32

Em relação á pcb, se for para reduzir custos, e devido a falta de GB de pcbs recentemente (qHack vem ai supostamente) pode sempre ser feita a ligação a mão uma vez tendo a plate. Para controlador existe em lisboa uma casa de electronica Robert mauser, que encomenda alguns controladores para isto, como o Arduino ATMEGA32U4 http://www.mauser.pt/catalog/product_in ... s_id=68527 ou http://www.mauser.pt/catalog/product_in ... s_id=68526

User avatar
Prelim

04 Apr 2015, 00:46

Sim existe sempre a opção "hard-wired" mas pessoalmente acho q pra fazer um custom então q seja a sério... aka com pcb. Até pq existem mto adeptos de teclados pcb mounted (sem plate) no qual me incluo ;)

lolpes

04 Apr 2015, 00:59

hum nao me comprometo a nada, mas creio que seja possivel falar no ist com uma pessoa que sei que precisou de pcbs custom, mas acho que seria necessario falar ja com alguns desenhos na mao, tipo kiCAD, do qual nao percebo nada lol

lolpes

04 Apr 2015, 01:02

Eu por acaso insiro-me nos plate mounted :p gosto da rigidez adicionadal, mas como tambem gosto de ter a pcb visivel, prefiro que seja em acrilico, como é o caso da plate que vem na minha encomenda de FACE-U replica(se bem que a plate era fina, e pelo que vi algumas pessoas receberam a plate com danos causados durante o envio, espero que nao venha a ser o meu caso) :)

User avatar
Prelim

04 Apr 2015, 01:19

eu tenho teclados plate-mouted e pcb-mounted (cherry type). da minha experiência pessoal e usando a mm config de teclas, posso dizer-te q um teclado pcb-mounted tem um feeling muito superior (mais confortável e bottoming-forgiving) q um de plate... é a principal razão pelo q mtos ainda preferem o 1º poker (poker x) ao poker 2 p.e
Tb acho ridículo usar plates em teclados 60% ou mto pequenos já q teclados desses não têm praticamente problemas de flexibilidade.

lolpes

04 Apr 2015, 01:27

ok :) obrigado pela opinião ;) ja tinha ouvido o argumento e concordo, se calhar ter uma plate sempre pode dar alguma durabilidade extra ao teclado em si, uma vez nao que nao tens a pcb tão exposta, mas claro isto apenas de opinião pessoal e sem grande experiencia ;) ah e se for para uma plate de metal existe sempre o peso adicional que acho um enorme ponto a favor, foi por isso que foram adicionadas plates ao hyper-micro, nao era de todo necessário para integridade estrutural :p

User avatar
Prelim

04 Apr 2015, 01:38

As plates dão resistência e peso adicional claro, no entanto plates de teclados comerciais (sem serem alu) enferrujam num instante e deixam o teclado q é uma miséria....e claro q substituir uma plate não é pera doce já q tens de sacar fora os switches todos. Tb existem várias formas de dar peso ao teclado q não por meio de plate (normalmente pesos na case). Qt ao pcb ficar exposto não tem problema nenhum, tenho teclados Cherry pcb-mounted com muitos anos q estão como novos! ;)

User avatar
Prelim

04 Apr 2015, 16:37

btw @JotaCe e ppl interessado nos 75%, estes kits parece q podem vir a ter proxy pra EU dado os inúmeros interessados: https://geekhack.org/index.php?topic=69064.0

lolpes

04 Apr 2015, 21:07

Granite set na massdrop! E agora peco um concelho :p estou dividido entre 2 sets disponiveis na massdrop, o granite(seria base set + icon rgb + enter esc pack) ou os doubleshots da vortex com plastico pom para complementar com leds azuis?

User avatar
Prelim

05 Apr 2015, 00:51

sao sets mto diferentes, granite é DSA profile e nem toda a gente se habitua bem a isso. já o vortex é OEM profile mas um set mais banal.

lolpes

05 Apr 2015, 01:33

o set granite é pbt ;) dos poucos feitos pela SP em pbt, e sim concordo que são dois sets bem diferentes em termos de profile, mas por outro lado tambem tenho um set oem ja :)

User avatar
Prelim

06 Apr 2015, 02:33

btw @JotaCe, mais uma opção 60%/75% em ISO a considerar: http://winkeyless.kr/?product=b-face-pcb/ http://winkeyless.kr/en/?product=b-mini-pcb
Last edited by Prelim on 06 Apr 2015, 12:29, edited 1 time in total.

User avatar
yobinad
\m/

06 Apr 2015, 11:19

Ainda não vi qualquer feedback sobre esse site, winkeyless. Será de confiança?

User avatar
Prelim

06 Apr 2015, 12:23

é relativamente recente... esta malta koreana pára pouco por aqui ou GH, mas em todo o caso foram esses gajos q desenharam os pcbs/cases para o Sprit:
http://deskthority.net/keyboards-f2/hel ... t9577.html / http://deskthority.net/vendors-f52/on-b ... t9591.html
https://geekhack.org/index.php?topic=67376.0;nowap

Post Reply

Return to “Português”