[Discussão] Keysets e teclas individuais

User avatar
miguelbazil

23 Feb 2016, 11:26

Well, veremos se me arrependo muito :P

E ok, estou a perceber, pensei que estivesses a ver a case, mas falas mesmo é da PCB. Essa PCB da GB também é programável?

User avatar
JotaCe

23 Feb 2016, 11:48

Diria que sim, é uma GH60 Satan. Link para o GB.

Também puseram o link para a página do ebay da loja que o lolpes colocou aqui.

User avatar
miguelbazil

23 Feb 2016, 11:51

Bem, se eu considerar um dia experimentar fazer um custom, penso que seja claramente algo em que apostaria. Infelizmente, tenho ainda muitas reticências na parte de soldar. Ainda continúo nessa dúvida visto que não pude ainda investir tempo nisso :(

User avatar
Spikebolt
√(4) != -2

23 Feb 2016, 12:26

Não tenhas medo miguel, nesse PCB só faltam soldar os switches. Soldar os switches é muito fácil, eu tenho 0 de experiência e consegui na boa.

Comprei um ferro de soldar no chinês e mudei as springs todas de um teclado plate mounted com mx clears. Só vi um vídeo básico e chegou perfeitamente.

É óbvio que se fores fazer isso muita vez convém arranjares um ferro de soldar melhor, mas comprar um ferro de soldar profissionar para soldar uma board ocasionalmente para mim não faz sentido nenhum.

User avatar
JotaCe

23 Feb 2016, 12:36

Eu também não sabia soldar, fui a uma loja de eletrónica, comprei um ferro de 9€ e consegui montar o meu custom sem problema nenhum. É como o Spikebolt diz, só soldar os switches é muito fácil mesmo. Se fosse preciso soldar o controlador ou componentes SMD é que seria mais complicado sem equipamento mais especializado.

User avatar
Prelim

23 Feb 2016, 12:44

eu tb ainda não sei soldar nem comprei ferro, mas pelo q já pude ver/aprender com o @yobinad não me parece assim tão difícil. talvez seja um pouco mais tramado soldar leds pq os olhais são mais pequenos, mas os switches em si não dá pra falhar mto ;)

relativamente ao ferro, ainda há uns meses ainda à procura e existem excelentes clones de HAKKO a menos de 10€! http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... aff=421628
http://www.rcgroups.com/forums/showthre ... &t=1722684

User avatar
rddm

23 Feb 2016, 14:25

Comprem um ferro da velleman até 30W ou o que mais aconselho, um jbc de 25W e soldam tudo sem estragar nada, problemas e têm material de qualidade. Depois é ter uma boa solda, porque alguma não vale nenhum.

Para soldar, encostam o ferro ao pino que querem soldar e depoiss a solda ao pino ou ferro e aquilo preenche a ilha.

EDIT: só me lixam e portanto acho que vou desmontar o faceW, vender a pcb no mech market e substituir por essa gh60 satan.

User avatar
miguelbazil

23 Feb 2016, 15:58

Pois, mas estar a dar carradas de euros por algo que não sei até que ponto consigo nem quando para mim não dá... Eu sei que a teoria de solda é simples, mas a realidade é que como sou uma besta no que toca a trabalhos manuais, até ter feito 1x, sou um nabo pior que qualquer um de vocês ;).

Eu tenho um ferro de soldar do meu pai, nem é por aí. É arranjar solda e um espaço decente para isso.

lolpes

23 Feb 2016, 16:07

miguelbazil wrote: Pois, mas estar a dar carradas de euros por algo que não sei até que ponto consigo nem quando para mim não dá... Eu sei que a teoria de solda é simples, mas a realidade é que como sou uma besta no que toca a trabalhos manuais, até ter feito 1x, sou um nabo pior que qualquer um de vocês ;).

Eu tenho um ferro de soldar do meu pai, nem é por aí. É arranjar solda e um espaço decente para isso.
Solda arranjas em qualquer loja ou super mercado, por um ou dois euros tens solda suficiente para 2 teclados, espaço, basta uma mesa perto de uma janela e de uma ficha e estas bem ;)

User avatar
rddm

23 Feb 2016, 16:18

Eu soldo em qualquer lado, meto apenas daquelas toalhas de plástico de mesa por baixo.
Um candeeiro de mesa serve para iluminar.

lolpes

23 Feb 2016, 16:27


User avatar
Spikebolt
√(4) != -2

23 Feb 2016, 16:38

Eu tb só uso um pano e pouco mais, mas geralmente faço no quintal para evitar fumos dentro de casa.

User avatar
miguelbazil

23 Feb 2016, 16:44

Eu hei de anotar essas coisas todas. Tenho esperança de trocar de casa para uma com mais espaço, e montar um espaço para preparar exactamente este tipo de coisas ;)

lolpes

23 Feb 2016, 16:56

A chegarem amanha ou quinta:

- 32x GMK led keycaps ( 4 de cada cor :D )
- GMK electric bluegaloo
- GMK cmyw bits and pieces

Vai ser um ótimo dia de correio :3:3

User avatar
Prelim

23 Feb 2016, 17:16

GMK day! ;)
rddm wrote: Comprem um ferro da velleman até 30W ou o que mais aconselho, um jbc de 25W e soldam tudo sem estragar nada, problemas e têm material de qualidade[...]
pois, toda a gente diz q chega bem... é q um gajo dps vê os "ultimate stations" do ppl da GH e fica pensar se é mm preciso lol
Spoiler:
Image

Image

Image

lolpes

23 Feb 2016, 17:22

Coleção de ferros de soldar? is this a thing?? xD

malaik0

23 Feb 2016, 17:38

se conseguisse soldar ja tinha feito uma pcb gh60 com plate azul em acrilico ou aluminio. Arrependi-me na altura de não ter arranjado isso e ainda tenho isso na cabeça :/

Andei completamente off durante estes 2 meses, em relação a pcbs (não quero faceW, a que eu recebi tinha os alinhamentos todos mal feitos que me irritava solenemente e por isso vendi) e plates, existe oferta no mercado ou já só no mechmarket?

lolpes

23 Feb 2016, 17:44


User avatar
Prelim

23 Feb 2016, 17:46

o GB do GH60 continua atrasadíssimo e apenas algum ppl da EU recebeu pcbs (lucky me). qd o ppl dos US receber, acredito q apareça qq coisa nos classificados pq com tanta demora já nem precisam deles. A Techkeys tb vai vender pcbs GH60 em breve, fiquei sem perceber se será um novo batch mas parece q sim ;)

malaik0

23 Feb 2016, 17:57

- pcb custou cerca de 30 dollars não?
- plate de aluminio custa cerca de 60 dollars?
- plate de acrilico ainda é produzida?

só perguntas :)

User avatar
Prelim

23 Feb 2016, 18:13

sim $28 pcb, plates $16 e havia mto tipo à escolha (ansi, iso, standard, wkl, hhkb type, etc). já foi tudo produzido claro, é um GB! https://geekhack.org/index.php?topic=41464.0

plates de acrilico q conheça só o SPRiT, ele ainda vende sim ;) (não é compativel com GH60 em ISO btw, tens de cortar)

User avatar
Spikebolt
√(4) != -2

23 Feb 2016, 18:39

Não acompanhei o GH60 mas olhar para aquele thread dá pena. Há pessoal há quase 3 anos à espera, e parece que agora estão com sérios problemas de dinheiro....

User avatar
rddm

23 Feb 2016, 20:28

plate de aluminio no leandren são 30$ com envio, se não me engano. Agora no gb do ebay seller são 18$ acho (não confirmei). Sou capaz de entrar nesse gb se alguém quiser, ainda para mais tem switches baratos.

malaik0 se quiseres eu não me importo de te montar um. Ou podes-me entregar já montado e eu soldo-te isso em 20-30 minutos, é uma questão de combinarmos.

Sim realmente a FaceW tem tudo desalinhado, só fico na dúvida que compensa dessoldar tudo e vender só a pcb ou vendo já tudo e volto a fazer 1 para mim.

malaik0

25 Feb 2016, 15:20

@rddm altamente ;) desde já agradeço a disponibilidade...mas estava a ver que ia ter mais um bocado de tempo para voltar ao mundo das teclas mas o meu boss meteu me em mais um projecto e pronto tá tudo fodido xD

Caso alguem veja uma pcb e plate em aluminio em tons de azul me avise :P

lolpes

25 Feb 2016, 15:33

"Taste the rainbow!" :D

Image

User avatar
Prelim

25 Feb 2016, 16:58

OMG OMGG!!

malaik0

25 Feb 2016, 16:58

Muito bom....principalmente acho fixe as peças do lado direito do teclado :) :)

o que eu vejo ai é uma peça a mais em azul....acho que poderia ter outra morada :lol: :lol:

User avatar
miguelbazil

25 Feb 2016, 17:06

Acho que falta é o caps iluminado :P

User avatar
Zaphir

25 Feb 2016, 17:11

Pergunto-me se essas caps coloridas sabem a algodão-doce e gomas... :geek:

User avatar
Prelim

25 Feb 2016, 17:23

qq GMK addict sonha com unicórnios @Zaphir, just that :D
Spoiler:
Image

Post Reply

Return to “Português”