DZ60 build log (ex-XD64)

User avatar
rundeploy

08 Nov 2017, 00:40

Malta, vou bombardear com perguntas uma vez que nunca montei um teclado.
Duvidas:
1) switches : 3 or 5 pin ? é melhor o de 5 pin para ficar "mais estável" o switch ?
2) switches para RGB ou SMD leds ? Qual é melhor ? Quais são as vantagens/desvantagens de cada ?
3) Compatible with KLE custom key. Pesquisei e não cheguei a perceber o que é isso. Sabem explicar o que é ?
4) REVB and REVQE compatible expansion port. What da hell is that ?

Em principio o layout vai ser este:
Image
Last edited by rundeploy on 15 Nov 2017, 19:35, edited 1 time in total.

lolpes

08 Nov 2017, 00:49

1) se arranjares plate mount, don't care
2) acho que queres dizer leds rgb em smt ou smd, ao que respondo, smd e mais dificil de soldar, rgb usa 3 pins
3) Tem que ver com o o programa para originar a configuracao, qmk possiblita a utilizacao de teclas com varias funcoes baseadas em double taps ou press etc. mais possibilidades e em regra geral mais facilidade em editar upload do ficheiro
4) Don't know?

User avatar
rundeploy

08 Nov 2017, 09:52

Obrigado lolpes !
1) e se não arranjar plate mount ? Qual devo escolher ?
2) eles tem assim: "Switches((Pls mark type for us:3pin or 5pin/RGB or SMD)". Ao meter no google smt vs smd fiquei na mesma. Acho que ou é LED ou SMD, certo ? Acho que eles meteram RGB, mas queriam dizer LED, até porque a seguir dizem: "2pin Leds(Pls mark color for us)".

Outra duvida: Sip Socket para os LEDs e switches em vez de os soldar. Alguém que tem ou já experimentou, há algum wobble ? Ou não se sente a diferença ? Será uma boa ideia para ir trocando de switches de vez em quando ?

User avatar
miguelbazil

08 Nov 2017, 10:02

Fotess, andei a pesquisar no google, mas a cavar mesmo, e não acho nada de REVB e REVQE... WTF?

User avatar
miguelbazil

08 Nov 2017, 10:09

Bom, já fiz a pergunta: keyboards-f2/what-is-revb-revqe-compati ... ml#p389811

Vamos ver se o peixe morde e as respostas aparecem ;)

User avatar
rundeploy

08 Nov 2017, 10:28

miguelbazil wrote: Fotess, andei a pesquisar no google, mas a cavar mesmo, e não acho nada de REVB e REVQE... WTF?
Obrigadão Miguel. Também andei a cavar e nada. Já que vou investir na board era fixe saber.

Os chamados SIP sockets são estes https://www.aliexpress.com/item/Switch- ... 0.0.llr0b9

User avatar
miguelbazil

08 Nov 2017, 10:29

De nada, veremos se algo aparece. E era bom conseguirmos adicionar informação que depois pode ser valiosa para o Google e para a comunidade.

E eu tenho sempre interesse em apoiar customs. Eu também não desisti ainda da ideia de um dia fazer um RGB para mim, portanto ver o processo ajuda-me a mim.

User avatar
miguelbazil

08 Nov 2017, 13:14

Começando por algo mais básico, o que é a expansion port num teclado? Alguém me explica o uso?

User avatar
HAL

08 Nov 2017, 13:17

Very nice! The key cap for Q needs to be turned by 90° :D

User avatar
Prelim

09 Nov 2017, 13:59

1) por norma tenta usar sempre "pcb-mount" switches, pq podes usar em qq config. Tb dá mais estabilidade mm com plate ;)

2) SMD é lixadissimo de soldar pelo q sei (e normalmente já vem feito de fábrica nos pcb compativeis); tb requer clear switches pra dar luz suf pro meio do switch. O ppl opta sempre por leds convencionais pela facilidade de troca, caso se fundam (ora 2pins ora 3pins-rgb)

4) pelo que sei as "expansion ports" são ligações no pcb q permitem ligar outras coisas (p.e no GH60 rev.C foi desenhada uma expansion port pra permitir ligar a outros módulos/controladores q ora podem permitir full-leds ou bluetooth etc)
qt às diferenças entre REVB e REVQE, tb não faço a min ideia :(

User avatar
miguelbazil

09 Nov 2017, 14:44

OK, então para o que me interessa, são portos que permite ligar hardware que permite outros extras. Suponho que as revisões estejam relacionadas então com o que lá é permitido? Será que existe uma listagem do que esses portos permitem lá ligar?

User avatar
rundeploy

09 Nov 2017, 23:32

1) Ok. got it. Switch with 5 pin.
2) disseram que o switch housing é black.. queria transparente.
3) Em relação aos SIP sockets para os 64 switch fica um bocado caro pelo ali. Só para o switch fica em 30€. Sabem de algum sitio mais barato ?
4) Gostei mesmo desta caixa que o Prelim apresentou:
Image

e desta (que é do gênero do lolpes)
Image

e esta de 65% era fixe para o TADA
https://imgur.com/a/4JSGb

User avatar
rundeploy

10 Nov 2017, 00:30

Alguma info sobre os SIP sockets
For switches:

Lead version: TE Holtite 8134-HC-8P3
Also known as: 7-1437514-1 (internal name)
Gold version: TE Holtite 8134-HC-8P2
Also known as: 7-1437514-0 (internal name)

For LEDs:

Lead version: TE Holtite 8134-HC-5P3
Also known as: 6-1437514-7 (internal name)
Gold version: TE Holtite 8134-HC-5P2
Also known as: 6-1437514-6 (internal name)

https://youtu.be/RB1Wm8y2Cw8

User avatar
Prelim

10 Nov 2017, 16:14


User avatar
Zaphir

10 Nov 2017, 19:04

Li no Reddit e no Geekhack que o SPRiT é scammer... será que isto tem fundo de verdade?

User avatar
rundeploy

10 Nov 2017, 19:50

assim por alto que vi, falhou com entregas e portanto algum pessoal deve ter ficado a arder
https://geekhack.org/index.php?topic=50580.0

SIP sockets para leds parece-me que há varias opções e a preço +/- aceitável.
Agora para switches os preços são um bocado altos para o meu gosto.

Falei com a KBDfans para ver se arranjavam umas acrylic case iguais as imagens acima. Perguntaram quantas pessoas estariam interessadas. Respondi que talvez conseguia umas 10. Disseram que vão considerar. Disse-lhes para fazerem um interest check no reddit..

User avatar
Prelim

10 Nov 2017, 23:49

nunca me falhou com nada, os scams são de orders bastante antigas. Ainda o ano passado mandei vir coisas dele com o @rddm sem probs nhs... como compram por Paypal, se ele não enviar o tracking podem sempre pedir refunds dps ;)

who cares de SIP socket pra switches? isso é cena pra noobs, homem de mechs já sabe aquilo q gosta e não precisa de andar a mudar switches todos os dias lol

User avatar
rundeploy

11 Nov 2017, 00:44

Eu não sou homem de mechs, só um entusiasta que gosta de modularidade :D

User avatar
Prelim

11 Nov 2017, 17:11

rundeploy wrote: Eu não sou homem de mechs, só um entusiasta que gosta de modularidade :D
mais simples comprar uma plate c/ possibilidade de abertura de switches e mudar sliders qd se quer então ;)

Image

User avatar
rundeploy

11 Nov 2017, 17:50

Goza goza..
Entretanto descobri isto: DZ60 que tem
- 16 leds para underglow (em vez de 6)
- tmb suporta arrow keys
- suporta split space bar
- suporta qmk (achava que o xd60 tmb suportava, mas agr estou na duvida)

Contras: fica mais caro e não traz nem leds para switches, nem caixa.

User avatar
rundeploy

15 Nov 2017, 20:00

DZ60 a caminho com zealios de 62gr. Faltam:
-leds
-acrylic case
-SIP scokets p/ switch e leds

Vale a pena lubrificar os zealios? Se sim, que lube recomendam ?

User avatar
Prelim

16 Nov 2017, 12:02

krytox!

User avatar
rundeploy

18 Nov 2017, 19:02

E se lhe der com este ?
Image

User avatar
Prelim

18 Nov 2017, 22:34

nunca usei, à base de teflon tenho usado o SuperLube... mas pode ser um pouco sticky quando comparado aos óleos Krytox:/

Image

atenção se quiseres ir mm com os SIP sockets de switches pra frente... além de poderes vir a ter probs de contacto de switches, não de esqueças q assim q soldares SIP sockets de LEDs normais, não vais poder retirar o switch do lugar, por isso lá se vai o objectivo do SIP pra switches :(

User avatar
rundeploy

19 Nov 2017, 00:52

Estava no gozo, o lube da finish line uso na corrente da estradeira. Mas será boa ideia experimentar no switch ?

Prelim, obviamente não iria soldar os SIP sockets, aka holtites, ao dizeres isso deduzo que nem viste o video que postei.. Lá o homem não solda nada. Ainda são quase 70eur em holtites... Não decidi a 100% se vou com isso para a frente ou não.

Duvida: se tenho a plate para o shift esquerdo de 2.25u, já não posso usar um shift de 2u por causa da plate ? Ou basta arranjar um stab para shift 2u and i'm good to go ?

p.s. - comprei ontem um bom set de DSA, RIP carteira.

User avatar
Prelim

19 Nov 2017, 22:16

fotos da plate? em principio só vai dar pra 2.25u, sim.

User avatar
rundeploy

19 Nov 2017, 23:55

fuuu..!
ja vi, sim, tens razão, só vai dar para 2.25u. A ideia inicial era poder usar com layout/profile o mais ortodoxo possível, mas agr com o keyset DSA que arranjei, vou poder fazer tudo o que bem eu quiser.

Mas porque não fazem plates modulares !?!

Image

User avatar
rundeploy

27 Nov 2017, 14:12

Mandei vir a plate (A) em aço do shift 2U esquerdo e a case em acrílico, portanto vou ter a plate B a venda.
Os KBDFans disseram que a plate DZ60 não suporta holtites. Aqui está uma tabela https://docs.google.com/spreadsheets/d/ ... ingle=true com reports das PCB que suportam (ou não) holtites. Só me faltam os LEDs. De onde recomendam comprar LEDs ?

Devo mandar vir uns 2 holtites (ver se é possível ainda) só para experimentar e não enterrar 70 paus.

User avatar
rundeploy

29 Nov 2017, 22:41

Só para ficar registado: no dia 15 de janeiro de 2016 nasceu o bichinho e demorou um ano e meio :D
Image

encontrei esse print nas images de teclados que fui guardando :evilgeek:

lolpes

29 Nov 2017, 23:20

Lawl xD

Post Reply

Return to “Português”