[Discussão] Keysets e teclas individuais

jihadu

10 Apr 2018, 13:43

Ainda não montei os meus BOX Whites(estou à espera do meu Melody 96), mas como te tinha dito na outra thread são porreiros e têm muita variedade de tactiles e clickys, mas sem o design clássico do clicky(têm uma clickbar, e não um bump na folha). Ontem estive a experimentar o meu "novo" G80-1800 com MX blacks e até ao bump os kailh box são tão smooth como os meus somewhat vintage blacks.

User avatar
Prelim

10 Apr 2018, 14:33

humm... um 1800 com vintage blacks? duvido muito, só se for WKL e mm assim não sei :( (tenho p.e um wkl de 1999 com blacks super smooth, mas não podem ser considerados vintage)

Image

jihadu

10 Apr 2018, 17:15

IDK a que ponto são considerados vintage ou não, mas sei que são muito mais smooth que os reds que eu tenho no meu K70.
Drools at PT 1800

User avatar
Prelim

10 Apr 2018, 18:27

vintage blacks por norma são de teclados até '93 (Cherry data code A a F)

User avatar
miguelbazil

10 Apr 2018, 20:37

@jihadu e não são muito pesados? É que adorei o som dos box navy, mas 85g já não é pouco... Já é mais que os mx clear que demorei a habituar pelo peso. Pior ainda que costumo fazer bottom out.

Sent from my STF-L09 using Tapatalk

jihadu

10 Apr 2018, 23:07

miguelbazil wrote: @jihadu e não são muito pesados? É que adorei o som dos box navy, mas 85g já não é pouco... Já é mais que os mx clear que demorei a habituar pelo peso. Pior ainda que costumo fazer bottom out.

Sent from my STF-L09 using Tapatalk
Vai depender do modelo claro. Os Thick clicks são pesados, mas eles são só uma parte da box line-up. Os whites são mais leves, mas se gostas mais do som dos Navys/Jades compra(a click bar é mais grossa) e muda as springs para algo mais leve(ao teu gosto).

jihadu

10 Apr 2018, 23:12

Prelim wrote: vintage blacks por norma são de teclados até '93 (Cherry data code A a F)
OK não sabia. Achava que eram pré 1º retooling, mas não sabia datas específicas.

User avatar
miguelbazil

16 Apr 2018, 21:17

jihadu wrote: se gostas mais do som dos Navys/Jades compra(a click bar é mais grossa) e muda as springs para algo mais leve(ao teu gosto).
Mas isso não iria mudar o som deles? Ou é algo que só a densidade de material e o "efeito de caixa" que aquilo tem faz o som?

User avatar
Prelim

22 Jul 2018, 21:44

pra quem quiser PBT dyesubs layout PT a preço justo ($45 set completo TKL c/ 1.25u mods - alphas+mods+PT addon) e fonte mto parecida à original Cherry helvetica ;)

https://www.aliexpress.com/item/kprepub ... 6df8kFFJ6V

User avatar
Muirium
µ

22 Jul 2018, 23:14

Ohh… there’s some nice stuff on that store. Had any luck getting them for real?

User avatar
scottc

22 Jul 2018, 23:26

You've been away for a while Mu! There are plenty of Chinese shops with some great stuff for cheap nowadays. KPRepublic is one of the better ones. I bought alpha sets of their Russian and Japanese caps and they are pretty fantastic for the price. $30 shipped for a standard Filco TKL, or pay about $60 and you get weird mods and spacebar sizes out the wazoo! I've also bought two of their dirt cheap GH60-alikes, the DZ60, and it works really well. I also got a pretty-looking HHKB case but it's not perfect - but not bad for the price.

They always seem to slip *ahem* through *cough* UK *cough cough* customs *cough* unscathed for me too. Even when they declared the full value of $120 on one parcel.

User avatar
Zaphir

22 Jul 2018, 23:31

Prelim wrote: pra quem quiser PBT dyesubs layout PT a preço justo ($45 set completo TKL c/ 1.25u mods - alphas+mods+PT addon) e fonte mto parecida à original Cherry helvetica ;)

https://www.aliexpress.com/item/kprepub ... 6df8kFFJ6V
Boa find! ;)

Isto é porreiro para quem procura caps decentes em PBT e layout PT. Eu já me habituei ao layout US a long time ago, mas para quem continua a preferir o layout tuga, isto é boa find sem dúvida.
A font realmente é bastante parecida com a font usada pela GMK.

User avatar
Prelim

23 Jul 2018, 14:54

nem se seja pra comprar só as alphas+PT addon, já q os modifiers pra ISO até acho preferivel ter PBT dyesubs icon (textless), p.e: https://www.aliexpress.com/item/9009-co ... 82345.html

User avatar
Zaphir

23 Jul 2018, 20:15

Também gosto mais de ver assim.
Tenho visto um ou outro keyset da GMK com icon modifiers e acho muita piada por acaso.

User avatar
Prelim

19 Mar 2019, 20:28

ois pessoal!

se alguém puder ajudar e tiver interesse em teclas GMK WoB (pretas) em ISO-PT para completar os sets normais, por favor faça uma força aqui tb: viewtopic.php?p=440234#p440234

vamos fazer isto acontecer ;)

User avatar
Prelim

26 Mar 2019, 14:36

e ver pela 1ª vez um render GMK com caps PT, pessoal? ;)

Image

Image

jihadu

04 May 2019, 02:22

Hot

User avatar
Prelim

29 May 2019, 15:06

"potato" do q chegou há pouco tempo e me esqueci de postar :P

(o intemporal classic Dolch, icon version)
Image

User avatar
miguelbazil

30 May 2019, 13:19

Muito fixe também, esse é dos sets que merece mais umas accent vermelhas para lhe dar vida.

Já agora, alguém sabe como andam os BOX em termos de estragar os keysets GMK? Já foi resolvido?

User avatar
Prelim

30 May 2019, 14:52

aparentemente já foi resolvido nos retooled, mas eu nunca arriscaria: viewtopic.php?t=19891

pessoalmente acho q historicamente existem demasiados problemas com switches Kaihl para sequer serem considerados uma opção viavel, até pq com os switches Cherry e Gateron já existem demasiadas opções disponíveis.

mas pronto, cada um sabe de si e fanboys n faltam :P
Image

User avatar
miguelbazil

31 May 2019, 00:37

Eu entendo o que queres dizer, mas eu gostei mesmo muito do click dos Box, e é só mesmo por isso que estou interessado. Se houvesse algo tão clicky como eles em cherry, nem pensava 2x.

User avatar
Prelim

31 May 2019, 10:11

como sabes sou mto linear, mas pra quem gosta de clickys pq nao ir pra Alps tb?

btw, best BOX meme ever! lol

Image

User avatar
Zaphir

01 Jun 2019, 01:32

Voltei para dar uma olhadela por estas bandas. :)

Isto em termos de teclados anda muito parado por aqui. Mas estou a pensar comprar um teclado novo um dia destes... só ainda não sei bem o quê. A "pancada" por rubre dome voltou e estava a pensar num FC660C silenced (já são fáceis de encontrar à venda silenciados de fábrica).

Eu por acaso concordo com o Miguel quando ele fala dos switches clicky da Kailh. Tenho aqui no quarto um KBD75 com Kailh Jades (que ele experimentou) e isto dá 20-10 a Cherry Blue lol... nem sequer tem termo de comparação. A experiência de escrita é bem mais agradável na minha opinião (claro que nem todos vão concordar). Box Royal tmb são fixes para quem gosta de switches tactile (melhores do que MX Clear normais tmb imo).

Mas é um facto que aquele fuckup de há tempos da Kailh é coisa de chinês... aquilo não devia ter acontecido e a culpa é da Kailh exclusivamente (a GMK não tem más tolerâncias que saiba, os Box antigos andavam a destruir stems de vários sets, inclusive de alguns sets em PBT).

O problema actual da Cherry na minha opinião é a falta de inovação. Tirando os novos switches low-profile, eu acho que eles não têm tentado criar assim nada de novo em termos de switches "convencionais"... quem procura outros pesos nas molas ou switches mais tactile ou mais clicky etc, não tem outro remédio senão fazer modding a switches Cherry ou então virar-se para a concorrência (Kailh, switches custom etc...). :?

PS - bom meme :o :)

User avatar
Zaphir

01 Jun 2019, 01:39

E Alps clicky acredito que sejam fixes mas nem toda a gente abdica de keycaps do bufo e personalização para simplesmente ter uma boa experiência de escrita. Ainda assim é switch que eu gostava de experimentar.

User avatar
Prelim

01 Jun 2019, 02:08

mas hoje em dia isso já não é desculpa, com alps to mx sliders ;)

User avatar
miguelbazil

10 Jul 2019, 18:01

@Zaphir
https://kbdfans.com/collections/kailh-s ... -navy-jade

Só vi isto agora, sabes alguma coisa disto?

User avatar
Zaphir

10 Jul 2019, 20:38

Supostamente são Kailh Box Jade ou Navy switches com a cross dos sliders "arranjada" para não estragarem keycaps.
Agora se os switches realmente já têm as medidas correctas para não te darem chatices, eu isso não te sei dizer... mas visto que o link diz "new version" eu diria que sim...?

Tudo o que te posso dizer é que eu já tive dois keysets da GMK montados em boards com Box switches (Jades e Royals) e ambos continuam a assentar bem em Cherry MX ou Zealios. Não fiquei com nenhum insert nas keycaps rachado, mas encontrei algumas stress marks no Hydro (este está no KBD75 com box jades que te emprestei há tempos).

TL;DR

Se queres comprar Jades ou Navies a vulso para montar um custom a gosto, então força nisso. São melhores do que MX Blues e se tiveres receio de que os switches te estragem as keycaps, olha mete-lhe um PBT keyset barato lá em cima. :D

jihadu

10 Jul 2019, 22:25

Supostamente só funciona com caps GMK e Cherry, se me lembro corretamente

Edit: acontece , não funciona

Squall

14 Jul 2019, 22:01

Em relação a keycaps de qualidade PT não backlit as melhores opções ainda são PBT dye sub da Varmilo ou o keyset da kprepublic+ addon pt?

User avatar
Prelim

14 Jul 2019, 22:33

kprepublic sao bastante superiores ás Varmillo ;)

mas teclas de qualidade PT, só GMK!
Image

Post Reply

Return to “Português”