Portuguese

User avatar
miguelbazil

07 Oct 2015, 22:34

Eish, vocês metem-se em cada alhada :P Eu sei que o meu TBI já chegou à terrinha, já o receberam. Agora tenho que começar a ver sets também. Vou usar a info que já forneceram. E depois meto fotos com jeito para partilhar. Segundo set em blues que tenho, é panca claramente hehe.

Btw, tenho que ver como é isso do lube para experimentar.

User avatar
rddm

07 Oct 2015, 23:32

por acaso também estou interessado no lube!

User avatar
Prelim

08 Oct 2015, 00:45

lube é outro mundo dentro dos mecânicos... e cheio de controvérsia sobre qual o melhor tipo lol
eu continuo a usar este (em massa à base de teflon), já o ppl leet como o @yobinad usa Kritox do bufo! ;)

Image

User avatar
rddm

08 Oct 2015, 00:55

@Prelim o que queres dizer com "do bufo", já ouvi esse nome/expressão e ainda não associei a nada. Há quem defenda que krytox estraga os switches, não falta disso na net. E o krytox é muito caro ahah

User avatar
Prelim

08 Oct 2015, 01:05

lol, "do bufo" é uma expressão informática portuguesa q foi originalmente inventada por um conhecido meu (Dima - dono da PCDiga) no início de 2000 e que rapidamente começou a ser usada em todos os fórums da especialidade (zwames etc) para definir um produto "top", "no-brainer", "melhor q tudo", etc ;)

sobre o krytox as opiniões divergem e todas têm fundamento, mas essencialmente o problema era a separação oleosa. Nada q não aconteça noutros lubes, no meu inclusive (eu e o yobinad já fizemos a experiência aqui em casa)

http://imgur.com/a/lhLqo
From Elitekeyboards: "Pricey Krytox GPL20x lubes are a bad match for keyswitches (don't tell the guys at geekhack!). These lubes are intended for closed systems or for applications where oil is periodically reapplied to the initially applied lubricant, because the Krytox oil in the lubricant separates from the PTFE solids if the system isn't sealed or doesn't constantly mix the lubricant (which reflows the solids). Sure, it's great lube for high speed bearings and extreme temperature environments, but keyswitches are open systems at room temperature and the oil will soon separate and pool or drip out the bottom of the switch leaving you with gummier solids that no longer flow and just attract dust. We did tests a couple years ago with Krytox out of curiosity, and after the oil separates off a few days or a week later, the difference from an un-lubed switch is mostly negligible."
outro prob dos lubes pra switches diz respeito á sua viscosidade, uma vez que qt maior a viscosidade, mais "sluggish" ficará o switch. pessoalmente gosto de manter o comportamento/velocidade original do switch, pelo que lubes de baixa viscosidade são a minha escoha preferencial (p.e o equivalevente a krytoxs 103-104 no máx seriam o melhor)

lolpes

08 Oct 2015, 09:25

Prelim wrote: lol, "do bufo" é uma expressão informática portuguesa q foi originalmente inventada por um conhecido meu (Dima - dono da PCDiga) no início de 2000 e que rapidamente começou a ser usada em todos os fórums da especialidade (zwames etc) para definir um produto "top", "no-brainer", "melhor q tudo", etc ;)

sobre o krytox as opiniões divergem e todas têm fundamento, mas essencialmente o problema era a separação oleosa. Nada q não aconteça noutros lubes, no meu inclusive (eu e o yobinad já fizemos a experiência aqui em casa)

http://imgur.com/a/lhLqo
From Elitekeyboards: "Pricey Krytox GPL20x lubes are a bad match for keyswitches (don't tell the guys at geekhack!). These lubes are intended for closed systems or for applications where oil is periodically reapplied to the initially applied lubricant, because the Krytox oil in the lubricant separates from the PTFE solids if the system isn't sealed or doesn't constantly mix the lubricant (which reflows the solids). Sure, it's great lube for high speed bearings and extreme temperature environments, but keyswitches are open systems at room temperature and the oil will soon separate and pool or drip out the bottom of the switch leaving you with gummier solids that no longer flow and just attract dust. We did tests a couple years ago with Krytox out of curiosity, and after the oil separates off a few days or a week later, the difference from an un-lubed switch is mostly negligible."
outro prob dos lubes pra switches diz respeito á sua viscosidade, uma vez que qt maior a viscosidade, mais "sluggish" ficará o switch. pessoalmente gosto de manter o comportamento/velocidade original do switch, pelo que lubes de baixa viscosidade são a minha escoha preferencial (p.e o equivalevente a krytoxs 103-104 no máx seriam o melhor)
Sempre em cima do assunto Prelim ;)
Bem depois da tua análise, creio que a unica solução racional e duradora é flame polish hehe vai buscar um maçarico e trata desses gaterons :P

User avatar
Prelim

08 Oct 2015, 11:43

hehe, até stock eles são bons. a cena do lube é mto pessoal, a própria Cherry acho q não usa nada (embora eles digam o contrário lol)

https://geekhack.org/index.php?topic=70676.0 (a opinião mais parecida à minha)
- 65g gold spring lubed Gateron Black: 65g has always been my favorite aftermarket spring and it continues to be so. The weight is just right for me; a proper balance of a light touch but just heavy enough. As I’ve said multiple times, I prefer heavier switches. Again, the feeling of cushiony bottom out and smoothness is present. But it’s not as cushiony as say the MX Clear springs.

- Stock lubed Gateron Black: This is my new favorite linear MX-based switch. It’s a little lighter than a stock Nixdorf switch but it feels incredible. It’s the closest MX switch I’ve found to complicated Green Alps which are my second favorite linear switch after Hall Effect (but unlike HE switches, I can use them over USB). They’re a touch lighter than MX Blacks and the rebound doesn’t have as much resistance as the stock Gateron switches. The actuation force is smooth. Easily the smoothest MX-based experience I’ve tried. I will be getting rid of my MX Blacks that I’ve stocked away and I’ll be swapping my Epsilon switches for Gaterons. Since the Razer Blackwidow is a pain to take apart, I’m going to keep it together but I’d love to swap those out as well.

- Stock Gateron Black: A really really really nice linear MX-based experience. I highly recommend that if you’re too lazy, intimidated, or don’t have the time to mod your switches, just use these. The rebound is a little stiffer versus the lubed stock blacks and the actuation force takes a little more effort. But overall, this is a very nice linear switch. Much better than a stock MX Black or vintage MX Black in my opinion.

User avatar
rddm

09 Oct 2015, 02:22

mais um base set interessante para quem gosta de teclados simples.
http://www.originativeco.com/products/carbon-black

User avatar
Prelim

09 Oct 2015, 10:42

parecem ser tai-hao (OEM profile). a boa versão disso são cherry profile thick pbt dyesub: https://geekhack.org/index.php?topic=71995.0

User avatar
miguelbazil

09 Oct 2015, 11:20

Estive a ver algumas coisas e definitivamente vou procurar um vídeo sobre lube para perceber melhor a coisa. Mas acho que estou com o Prelim, velocidade original para mim chega bem :)

Also @rddm o set charred orange a 120$... DASS!

User avatar
rddm

09 Oct 2015, 13:03

@Prelim tirei a mesma conclusão, que eram tai-hao. Ainda não percebi a grande diferença de perfil, tirando dsa e sa porque é obvio.
@miguelbazil sets daa GMK são sempre caros, é o que faz serem de uma empresa alema.

malaik0

09 Oct 2015, 13:08

se ainda fossem uma empresa alema e houvesse distribuidores na europa...agora praticamente todos os sets vão para os EUA, ports+taxas e depois os americanos vendem para os europeus que levam com mais taxas e ports...

User avatar
miguelbazil

09 Oct 2015, 13:27

Epá pois, mas nós na Europa mamamos com valores completamente exagerados nisto :(

User avatar
Prelim

09 Oct 2015, 13:31

perfil Cherry é mais confortável por ser ligeiramente mais baixo q OEM (embora o ângulo/curva seja mto semelhante)... eu já não consigo usar nada em "daily-basis" sem ser perfil Cherry, tal como 90% do pessoal c/ teclados custom.

Image

sets GMK são caros não por serem "made in Germany", mas sim pelos custos de produção e ganância da empresa (tal como os BSP feitos na Dinamarca). existem GBs GMK feitos por malta da EU e o preço é sempre +- idêntico. Tou curioso em ver a quanto irá a GMK vender os teclados deles bem como os sets separados (http://www.uniqey.net/en.html / https://www.keychatter.com/2015/03/10/g ... ot-keysets ), mas aposto q irão ser mais baratos q em qq GB ;)

User avatar
Spikebolt
√(4) != -2

09 Oct 2015, 14:36

Já se sabe alguma coisa uniqey? Grande hype na abertura do site mas até agora nada. A unica coisa que li é que os seus teclados iam ser ISO e full size, que IMHO é um grande turnoff.

User avatar
Prelim

09 Oct 2015, 14:47

ainda tá tudo na mm :( já houve um gajo q recebeu os clips e fez review na GH, mas venda ao público ainda nada grrr: https://geekhack.org/index.php?topic=65 ... msg1856933

User avatar
miguelbazil

09 Oct 2015, 14:56

É impressão minha, ou com aquele uniqey os Clears ficam mesmo silenciosos?

lolpes

11 Oct 2015, 18:22

Ja deixei uma proposta de venda num tópico, deixo tambem aqui outra, tenho 80 gateron clears que não vou utilizar(nunca sairam do saco), 16 euros e são de quem os quiser ir buscar a lisboa :)

Image

a imagem não é minha mas não consigo produzir uma melhor ;p
os interessados mandem pm, como disse sexta entra grande parte do que tenho á venda aqui e no geekhack, mas para pessoal pt poupam os portes de envio :)

User avatar
Prelim

11 Oct 2015, 21:02

não tivesse comprado os meus blacks, até ficava com eles. Embora sejam leves demais para o q pretendo, com umas 62-65g do SPRiT ficavam do bufo no pcb GH60 (white snow ;) )

lolpes

11 Oct 2015, 21:07

Prelim wrote: não tivesse comprado os meus blacks, até ficava com eles. Embora sejam leves demais para o q pretendo, com umas 62-65g do SPRiT ficavam do bufo no pcb GH60 (white snow ;) )
Era essa a minha ideia quando os comprei, era suposto irem para o RS96 com a configuração que descreveste :p mas depois de descobrir que tinha de andar a dessoldar isto tudo não me apeteceu la muito xD

lolpes

12 Oct 2015, 14:08

Para quem estiver interessado numa caixa de acrilico, preço mais baixo é dificil, já inclui envio ;)

https://www.reddit.com/r/mechmarket/com ... keyboards/

User avatar
rddm

16 Oct 2015, 23:00

o switch tester que vai deixar alguns curiosos. https://www.massdrop.com/buy/gmk-switch ... guest_open

User avatar
Prelim

16 Oct 2015, 23:06

ca roubo, como é apanágio GMK lol

os $22 pelos dampeners (q é o q me interessava) tb acho caro, vou passar... :?

malaik0

16 Oct 2015, 23:13

tinha um alemao a vender isso por 20-25 euros ja com envio incluido....eu como fiz negocio com ele de umas keys ainda pensei mas depois achei melhor nao comprar isso

User avatar
Prelim

18 Oct 2015, 23:17


malaik0

19 Oct 2015, 00:07

O teclado é ISO ? Diz q é ISO mas não me pareceu

User avatar
Prelim

19 Oct 2015, 00:24

nas fotos é ansi ya

User avatar
miguelbazil

19 Oct 2015, 02:07

Aquilo é um Poker 2?

kwerty

19 Oct 2015, 09:14

Penso que sim. Tem o "Enjoy your feeling" no space que muitas pessoas não gostam.

User avatar
miguelbazil

19 Oct 2015, 11:00

Epá, se fosse de clears, eu arriscava. Mas de blues, já tenho 2, acho que é suficiente :P

Post Reply

Return to “Português”