Portuguese

User avatar
rddm

15 Sep 2015, 19:06

Já sigo este fórum à algum tempo embora como guest, assim como o tópico do zwame.
Não vi mais nenhum sitio na parte portuguesa onde os membros pudessem fazer a sua apresentação, portanto vou o fazer neste tópico.

Ainda não possuio um teclado mecânico porque quase à 10 anos que utilizo apenas portátil e portanto nunca me senti na necessidade de adquirir um teclado. Nos últimos tempos tem crescido o bixinho mas ando sempre a evitar por ser um investimento considerável, ainda não ter experimentado nenhum, assim como nenhum switch, pouca oferta do mercado nacional, problemas de compatibilidade relativos a layout e keycaps.

Senti-me na necessidade de registar para aprender um pouco mais sobre esta matéria, esclarecer algumas dúvidas que vão surgindo e participar na comunidade.

O meu nome é Ricardo Moreira, vivo no Porto e estou no último ano de Licenciatura em Engenharia Informática. Para além do conhecimento adquirido devido à licenciatura, também tenho alguns em electrónica visto ter tirado um curso tecnológico na área.

Basicamente o que eu ando à procura é de um 60%, se bem que utilizo muito as setas, mas sou adepto de coisas compactas. Não quero cá coisas cheias de features (rgb,possibilidade de programação de macros, funções, media keys, etc).
Os switches que aparentemente realçam o meu gosto, embora nunca tenha experimentado são os cherry mx clear e os blue.
Para já uso layout PT, porque nunca me senti na necessidade de alterar.
Com o que acabei de dizer não procuro opções porque até estou bem ciente delas, apenas partilhar o meu gosto.

@Prelim que teclado é esse?

Li nesta mesma thread que alguns de vocês já pensaram em fazer um custom, e relativamente à PCB, havia uma empresa em Guimarães que tinha cnc's e estava preparada para fazer PCB's e até nem eram carotes. Na altura mandei fazer lá uma para ai 15x15 e ficou-me uns 15€.

User avatar
Prelim

15 Sep 2015, 20:15

Olá Ricardo,

Essa ultima imagem de teclado q postei é uma das possibilidades de layout q o pcb do GH60 permite ;)

Se queres um 60% com possiblidade de layout PT tem de ser ISO, portanto só tens o Poker2/3 ou o Ducky mini (versão antiga feita pela Vortex ou a mais recente pela Ducky)

Se queres um compacto com setas então terá de ser provalmente um "65%"... pelo q eu tenha conhecimento em ISO só existe o Pure Pro ou Filco Minila. Em 75% ANSI já tens o Choco Mini, Vortex Race, Leopold 660, etc. Em alternativa podes ir pra um 75% custom (como o do @JotaCe penso eu) q poderá inclusive permitir furação ISO (o do SPRiT tem, p.e). Agora só depende do q queres gastar, já q teclados mecânicos podem fazer rombos na carteira tão dispares como de 50 a 500€ :P

Customs DIY feitos pela malta, provavelmente ficariam mais caros q pcbs de group-buys, já q a quantidade seria pequena. Além disso se comprares uma pcb sem controladora integrada, só um controlador fica quase em 30€ (o @lolpes q confirme, ainda ontem falámos disto)... portanto não penso q seja uma solução viável, a menos q queiramos uma coisa muito "exclusiva" nossa.

lolpes

15 Sep 2015, 20:51

Prelim wrote: Olá Ricardo,

Customs DIY feitos pela malta, provavelmente ficariam mais caros q pcbs de group-buys, já q a quantidade seria pequena. Além disso se comprares uma pcb sem controladora integrada, só um controlador fica quase em 30€ (o @lolpes q confirme, ainda ontem falámos disto)... portanto não penso q seja uma solução viável, a menos q queiramos uma coisa muito "exclusiva" nossa.
Podes também tentar entrar ainda no combo que o LeadreN está a vender no geekhack que se compõe de uma pcb do sprit + plate de alumínio anodizado, o preço é razoável e pagas apenas um custo de envio, podes também adicionar coisas á encomenda como leds e talvez os switches(esta ultima não sei, mas podes perguntar também).

Em relação ao controlador, sim comprados cá ficam demasiado caros :/ sendo uma hipótese bastante viável a aliexpress, onde podes encontrar um Teensy 2.0 + cabo micro-usb (atenção o cabo so tem 20 cm XD ) por 15 euros com envio incluido.

Outra hipotese está na massdrop de momento : 75% da Noppoo com cherry reds, se bem que não é o que procuras em termos de switches...

https://www.massdrop.com/buy/noppoo-nano-75-s

User avatar
rddm

16 Sep 2015, 00:00

@Prelim @lolpes fazendo as contas um DIY fica mais caro e com menos features que comprar um feito industrialmente. E o interesse para além de ser eu próprio a fazer, era ficar mais barato.

Olhando a preços e arriscando a adaptação a um layout ansi, em 60% com clear ou blues o que fica mais em conta. Não quero o mais barato, mas o mais genérico, ou seja, com mais compatibilidade a nivel de keycaps. Como disse anteriormente, não ligo muito à maioria das features.

lolpes

16 Sep 2015, 00:17

O melhor argumento para um DIY para alem da piada de o fazeres tu mesmo, é puderes programar em memoria a totalidade do teclado. E não fica mais caro do que um feito industrialmente, inclui mais tempo de pesquisa pois não existe logo tudo pronto a usar, e requer algum trabalho especialmente no fabrico da caixa. Tudo considerado é bastante possível fazer um custom pelo preço de um industrial(o meu 60% foi feito com cerca de 90 Euros, e foi porque me estiquei, os essenciais foram 70), mas se isso para ti não acrescenta valor, não é uma discussão que valha a pena ser feita. Existe no entanto muita informação neste fórum que podes pesquisar.

Se queres mesmo optar por mais barato, escolhe blues, os clears são sempre mais caros, embora valha a pena. A nível de compatibilidade de keycaps se queres gastar menos dinheiro em kits ISO (quando disponível) é preferível mudares para ANSI, mas cada vez é mais fácil e mais barato teres um layout ISO por isso, reduz-se a escolha pessoal.

User avatar
Prelim

16 Sep 2015, 00:58

se queres uma maior compatiblidade de caps, então é melhor esqueceres 65%/75% e ir pra um 60% normal com last row de 1.25u... de preferencia ANSI, como disse o @lolpes ;)

User avatar
rddm

16 Sep 2015, 01:03

a caixa por acaso foi o que eu pensava ser mais fácil porque encontrei à uns tempos na alienexpress baratissima (relativamente aos preços que pedem cá). já andei a ver group buys, e pedem sempre muito pela plate, ou pela case, ou pelas 2. Fazendo contas apenas a switch's (45€) , case GH-60 (aliexpress, 18€), keycaps vortex pbt (35€). Só aqui estão quase 100€ e os preços foram sem portes, e não está incluido a pcb nem micro controlador.

@Prelim sim, já cheguei a conclusão que o ideal é mesmo ir para um 60%. Agora a questão é se vou para um custom ou industrial.

User avatar
Prelim

16 Sep 2015, 01:39

se queres um 60% e até usas layout PT, pq nao um poker2/3 ISO? as setas tb tens sempre em 2º layer, por isso não é assim tão problemático ;)

em alternativa "pcb GH60 ($28) + switches/stabs (~$25?) + case aliexpress ($20) + keycaps" se quiseres um custom pcb mounted; se quiseres com plate é juntar mais $15-$20 ;)

User avatar
rddm

16 Sep 2015, 01:56

@Prelim ainda não percebi bem para que serve a plate quando é pcb mounted.
a pcb são 28$ já com microcontrolador soldado correcto?
os switches + stabs vai ser complicado arranjar esse preço.
Sinceramente não gosto da font das impressões nas keycaps do poker.
Relativamente ao layout já que vou ter de lidar com um layout diferente a minha opinião é só mudar 1 vez e ir logo para o mais internacional.

Como diz o @lolpes é andar em cima da massdrop e dos groupbuys tanto aqui como no geekhack, e ir comprando aos poucos.

User avatar
Prelim

16 Sep 2015, 02:06

todos os teclados são pcb mounted, a menos q sejam hard-wired. basicamente a plate so fica em cima do pcb pra dar suporte e rigidez já q pcb mounted boards têm sempre mais flex. No entanto há quem prefira teclados sem plate (eu inclusive) e portanto isso acaba por ser mto escolha pessoal.

o pcb do GH60 já inclui controlador sim (bem como todos os outros pcbs custom: GON Nerds, faceW's, etc) ;)

lolpes

16 Sep 2015, 02:14

A plate adiciona estabilidade ao teclado(a pcb não dobra) e peso, mas é opcional, o teclado sem plate também não dobra muito, alias o Prelim tem o poker dele pcb mounted e nao notei deformação ;)

User avatar
Prelim

16 Sep 2015, 02:17

lolpes wrote: A plate adiciona estabilidade ao teclado(a pcb não dobra) e peso, mas é opcional, o teclado sem plate também não dobra muito, alias o Prelim tem o poker dele pcb mounted e nao notei deformação ;)
erm, o @yobinad é q tem o 60% pcb mouted! O meu poker infelizmente não dá pra isso, é plate mounted :twisted:

pessoalmente acho ridículo fazerem 60% com plate, visto q boards tão pequenas não sofrem de flex... além disso, pcb mounted tem sempre as outras vantagem de ser mais confortável e "bottoming forgiving", mais silencioso (e sem ping lol) e com possibilidade de mod aos switches sem desoldar nada.

anyhow, espero daqui a uns tempos já ter o GH60 sem plate e com layout do bufo!

User avatar
JotaCe

16 Sep 2015, 12:48

A acrescentar à conversa, o meu custom é 65% :P e sim, tem setas mas preferi layout ANSI.
No entanto, existem pelo menos 2 modelos de 60% ISO com setas direcionais: o KBT Pure Pro e o Filco Minila. Quanto à facilidade de arranjar cada um deles é que já não sei. O vendedor do Pure Pro que eu tive já não tem stock há uns meses valentes.

User avatar
rddm

17 Sep 2015, 15:50

Uma pequena sugestão, eu sei que a comunidade é pequena e a maior parte das pessoas acompanham GH e mesmo este fórum. Alguns têm acesso a mais informação ou simplesmente andam mais atentos que os outros, mas acho que era porreiro criar-se uma thread onde se pudesse informar dos groupbuys decentes que vão aparecendo.

@lolpes tu entraste naquele do GMK Electric Bluegaloo Mod Set, eles ainda estão a aceitar encomendas?

lolpes

17 Sep 2015, 15:54

rddm wrote: Uma pequena sugestão, eu sei que a comunidade é pequena e a maior parte das pessoas acompanham GH e mesmo este fórum. Alguns têm acesso a mais informação ou simplesmente andam mais atentos que os outros, mas acho que era porreiro criar-se uma thread onde se pudesse informar dos groupbuys decentes que vão aparecendo.

@lolpes tu entraste naquele do GMK Electric Bluegaloo Mod Set, eles ainda estão a aceitar encomendas?
Existe um site para isso, que acompanha group buys e IC, esteve bastante tempo atualizado, mas não qual é o estado de momento, procura no geekhack.

A group buy fechou, mas podes tentar comprar através do kappakapps.com, existe alguma controvérsia em relação à quem gere o site, mas acho que é por problemas pessoais dentro do geekhack, porque quem lá compra esteve sem problemas ;)

User avatar
Prelim

27 Sep 2015, 13:37

teclado Costar clone da Filco a bom preço na amazon (tá errado, é aproveitarem até corrigirem): http://www.amazon.co.uk/Turtle-Beach-Im ... ach+Impact

User avatar
Zaphir

27 Sep 2015, 15:09

Prelim wrote: teclado Costar clone da Filco a bom preço na amazon (tá errado, é aproveitarem até corrigirem): http://www.amazon.co.uk/Turtle-Beach-Im ... ach+Impact
Bom achado. :)
não sabia que a Turtle Beach também já tinha entrado no mundo dos teclados mecânicos...

lolpes

27 Sep 2015, 15:14

Entrou e o teclado é de boa qualidade :D must resist!

User avatar
Prelim

27 Sep 2015, 15:16

é igual ao FIlco só com branding/sticker diferentes lol (OEM Costar): https://geekhack.org/index.php?topic=70299.0

pena ser MX Blues, senão anda ponderava comprar um ;)

User avatar
Zaphir

27 Sep 2015, 15:21

Prelim wrote: é igual ao FIlco só com branding/sticker diferentes lol (OEM Costar): https://geekhack.org/index.php?topic=70299.0

pena ser MX Blues, senão anda ponderava comprar um ;)
Por acaso eu estava seriamente a pensar comprar um teclado compacto e simples (sem backlighting) com Blues ou Greens (ando de olho no Pok3r). Gostei bastante dos Blues, dos Greens e dos Clears.

Ainda sou capaz de aproveitar... mesmo com o shipping, que ainda não sei a quanto fica, isto é um preço muito em conta.
Principalmente se tivermos em conta que traz Cherry MX em vez de Kailh e tem OEM Costar... hmm. E parece que tem uma bottom row standard!

User avatar
rddm

27 Sep 2015, 15:27

pena ser TKL

User avatar
Zaphir

27 Sep 2015, 15:37

Não resisti... acabei de mandar vir um lol. Ficou-me a 54,11€ já com portes.
Impulse buy ftw!

Obrigado pela partilha Prelim. :)
Isto vem quase ao encontro do que eu já esperava comprar até ao próx. Natal (um 60% ou TKL) com Cherry MX Blues ou Greens (suponho que os Blues para jogos se tornem um pouco menos cansativos que os Green) e de uma qualidade decente. Não sou grande fã dequele branding em cima das setas mas bah... um mecãnico por 54€... não posso pedir mais.

O Pok3r fica para depois do Natal. :p

lolpes

27 Sep 2015, 15:47

Boa compra ;) fica te bem mais barato que o poker, e por este preço é difícil discutir :P O branding em cima das setas podes tentar apagar, acho que é so pad printed em cima do teclado, procura no forum, ja houve muita gente fazer isso, especialmente aos corsair ou aos cm ;)

User avatar
Zaphir

27 Sep 2015, 15:49

lolpes wrote: Boa compra ;) fica te bem mais barato que o poker, e por este preço é difícil discutir :P O branding em cima das setas podes tentar apagar, acho que é so pad printed em cima do teclado, procura no forum, ja houve muita gente fazer isso, especialmente aos corsair ou aos cm ;)
Mais tarde investigo isso. Se conseguisse remover o tal branding era fixe.

User avatar
rddm

27 Sep 2015, 16:07

apesar do pok3r ser 140€, não é propriamente caro. Assumindo que tens mx clears, aluminium case, stainless plate, pbt keycaps. Ainda tens suporte para instalar os leds, mas perdes a garantia. Embora a vortex já tenha lançado o firmware para os leds, e tenha dito que as footprints dos leds estam trocados (tens de inserir o negativo do led, no positivo da pcb), não dão garantia. De certa forma também para poderem chular mais 40€ por instalar uns leds e baixar a qualidade das keycaps

User avatar
Zaphir

27 Sep 2015, 16:20

rddm wrote: apesar do pok3r ser 140€, não é propriamente caro. Assumindo que tens mx clears, aluminium case, stainless plate, pbt keycaps. Ainda tens suporte para instalar os leds, mas perdes a garantia. Embora a vortex já tenha lançado o firmware para os leds, e tenha dito que as footprints dos leds estam trocados (tens de inserir o negativo do led, no positivo da pcb), não dão garantia. De certa forma também para poderem chular mais 40€ por instalar uns leds e baixar a qualidade das keycaps
Na CorusKB's ele custa uns 140 e picos com Reds, Browns e Blues. Com Clears já vai aos 155 euros e qualquer coisa e com Greens já custa 160 euros ou próximo disso. Mas é um teclado de qualidade, verdade seja dita. Aquela case em alumíneo está qualquer coisa...

Realmente é pena que o set de raíz que vem nas versões backlit seja um downgrade em relação às keycaps em PBT que os modelos atuais trazem... mas isso também é algo que sempre pode ser substituído mais tarde por outro set a gosto.

Eu gostava de comprar um Pok3r (ia ficar lindo com o set Green and Cream da Ducky que espero encomendar na Massdrop..), mas gostava que viesse com Clears ou Greens.

User avatar
Prelim

27 Sep 2015, 16:52

Zaphir wrote:
lolpes wrote: Boa compra ;) fica te bem mais barato que o poker, e por este preço é difícil discutir :P O branding em cima das setas podes tentar apagar, acho que é so pad printed em cima do teclado, procura no forum, ja houve muita gente fazer isso, especialmente aos corsair ou aos cm ;)
Mais tarde investigo isso. Se conseguisse remover o tal branding era fixe.
nice buy!

podes sempre pintar a top frame ou então comprar as da CM QFR (q se vendem separadamente), pois devem ser compatíveis: https://geekhack.org/index.php?topic=49102.0

lolpes

27 Sep 2015, 18:28

Zaphir wrote:
lolpes wrote: Boa compra ;) fica te bem mais barato que o poker, e por este preço é difícil discutir :P O branding em cima das setas podes tentar apagar, acho que é so pad printed em cima do teclado, procura no forum, ja houve muita gente fazer isso, especialmente aos corsair ou aos cm ;)
Mais tarde investigo isso. Se conseguisse remover o tal branding era fixe.
Se quiseres um set de caps baratas e aparentemente de boa qualidade, podes tentar https://www.massdrop.com/buy/royal-klud ... bs-keycaps ;) pena da font que eles escolheram, mas nao se pode reclamar muito pelo preço : :p

E se quiseres esbanjar na case acho que esta pode servir https://mechanicalkeyboards.com/shop/in ... tail&p=212 (é compativel com filcos)

User avatar
Prelim

27 Sep 2015, 18:32

lolpes wrote: Se quiseres um set de caps baratas e aparentemente de boa qualidade, podes tentar https://www.massdrop.com/buy/royal-klud ... bs-keycaps ;) pena da font que eles escolheram, mas nao se pode reclamar muito pelo preço : :p...
essas são as do Bunny (JT Keycaps)? bah, já não csgo olhar pra um teclado sem Helvetica lol

lolpes

27 Sep 2015, 18:35

Prelim wrote:
lolpes wrote: Se quiseres um set de caps baratas e aparentemente de boa qualidade, podes tentar https://www.massdrop.com/buy/royal-klud ... bs-keycaps ;) pena da font que eles escolheram, mas nao se pode reclamar muito pelo preço : :p...
essas são as do Bunny (JT Keycaps)? bah, já não csgo olhar pra um teclado sem Helvetica lol
Não, essas são feitas pela Royal Kludge, que recentemente fabricou o RK60 (copia do GH60 e que veio com dyesubs roxas!)

As do bunny são melhores na minha opinião, muito graças á fonte :P https://ctrlalt.io/buys/jtk-debut

Post Reply

Return to “Português”