NPKC 17 Switch Tester, primeiras impressões

User avatar
Zaphir

22 Sep 2015, 17:19

Este switch tester chegou-me cá a casa à bocadinho de manhã. :)
Já o tinha encomendado da Massdrop à bastante tempo.
Deixo aqui algumas fotos do tester e do meu teclado: http://imgur.com/gallery/3diGA

Chegou tudo okay. Packaging seguro, o tester vinha dentro de uma caixinha pequena que estava dentro de um outra caixa maior com um daqueles sacos de plástico com ar para dar mais protecção durante a viagem.
Vinha com os o-rings instalados e a primeira coisa que notei logo foi o facto de os o-rings tornarem a maioria dos switches um bocado "mushy" em termos de feeling. Não gostei por isso a primeira coisa que fiz foi tirá-los todos. Nos switches lineares com uns Reds, uns Browns ou uns Black até é okay, mas nos switches clicky os o-rings não assentam nada bem nas minha opinião.

Os switches de que mais gostei assim como primeira impressão foram:

Cherry MX: Blue, Green e Clear
Gateron: Yellow, Black e Blue
Kailh: Blue

Confirmo o que já se tem dito sobre os Gateron. Realmente parecem-me ser uma opção que pode vir a ser viável em relação à Cherry.
Os Gateron são super "smooth"... não têem aquele sandy feeling que por vezes os switches da Cherry têem. Dá a ideia que têem um casing um pouco mais apertado entre a case e o stem do switch, não sei explicar ao certo, mas gostei dos Gateron. Aliás, até acho que os Gateron Blue são os melhores dos 3 com os Cherry MX Blue a ficarem logo a seguir e os Kailh em último lugar.
Têem um som e um toque que eu gosto bastante. Os Gateron Black também prefiro aos Cherry Black para ser honesto.

E pronto, aqui ficam as primeiras impressões sobre este tester. Tenham em conta que isto não passa de uma opinião rápida e sumária daquilo que achei sobre o tester e os switches. Isto é tudo um bocado relativo e cada qual tem a sua preferência.

Confirma-se o que eu já suspeitava, os Blues (e Green, mas os Green tenho algum receiso que provoquem algum cansaço ao fim de algumas horas a teclar, não sei se serão bons para gaming...) são para mim. Adoro o click e o som do bottom out.
O meu próximo teclado será provavelmente com Cherry MX Blues.
Last edited by Zaphir on 22 Sep 2015, 22:31, edited 1 time in total.

User avatar
Prelim

22 Sep 2015, 22:06

tem bom aspecto!

com um bocado de trabalho fazias aí um numpad hard-hired ;)

User avatar
Zaphir

22 Sep 2015, 22:36

Prelim wrote: tem bom aspecto!

com um bocado de trabalho fazias aí um numpad hard-hired ;)
Eu ainda pensei em encomendar com o PCB, o PCB penso que ficava a $9 ou algo assim. Eles disponibilizaram isso para toda a gente que tenha interesse em transformar isto num Numpad funcional.

Mas eu tenho de admitir que não tenho experiência nenhuma com um ferro de soldar logo dificilmente ia dar bom resultado hehe. De qualquer das formas mandei vir isto só mais pela curiosidade em experimentar outros switches (só tinha experimentado os Cherry MX Brown e Black e "Razer Green" (Kailh)) e também para me ajudar a decidir que switch eu procuro para o meu próximo mecânico.

Os que mais gostei (para além de Browns, que são os que tenho neste teclado) foram: Cherry MX Blue, Green e Clear.
Os Gateron Black e Blues também são interessantes.

User avatar
rddm

23 Sep 2015, 00:25

Eu ainda não experimentei switches nenhuns e de certa forma o pouco que disseste só veio em conta as minhas ideias. Tenho em vista o primeiro teclado mecânico, em principio custom. Ando indeciso entre cherry mx blue e clear, estando mais virado para estes últimos. No entanto arranjo 70x cherry mx blue por 26€ (clear fica por 42€) + portes. Isto às escuras vai ter de ser pelo orçamento

User avatar
Zaphir

23 Sep 2015, 00:40

Mesmo não sendo por compra a retalho/quantidade dos switches separados os teclados mecânicos com Cherry MX Clears e Greens costumam ser sempre um pouco mais caros que com as outras variantes de Cherry MX. Já me tenho apercebido disso pelas pesquisas que tenho feito pela net.

Não sei se será devido ao facto de serem os switches que talvez sejam menos comuns de encontrar nas lojas... ou aqueles que não vendem tão bem. Alguém com mais conhecimento sobre este assunto talvez saiba responder melhor a isto.

Mas realmente é verdade que os Clears e os Green custam consideravelmente mais que os Red, Blues, Browns etc...

Post Reply

Return to “Português”