[BUILD] Keyboard 60% (Planning)

User avatar
rddm

30 Sep 2015, 23:32

Introdução
Bem este tópico foi criado para se acompanhar este longo processo de construcção de um 60%.
O objectivo deste projecto não é ser rápido nem trazer algo de novo ao mercado dos customs, mas sim construir um 60% sem gastar balúrdios.
Quero ir relatando e mostrando a evolução de tudo e também deixar documentação que no futuro possa servir de guia para os membros mais aventuradores.
Também serve para obter outras ideias e opiniões, e ajudar-me nas indecisões.

Report
Neste momento ainda está numa fase de planeamento, visto que sou pouco conhecedor do mercado global e de todas as opções.

Planeamento

Inventário

Switches: Cherry MX Blue/Clear.
Spoiler:
Esta escolha foi baseada puramente na teoria dos switches. Ainda não tive oportunidade de testar nem uns nem outros, nem outros não referidos. Em principio a escolher irá ser clears, porque segundo os "entendedores" tem o mesmo feedback dos blue e não é tão barulhento. Podem ser adquiridos em muitos lados, mas para europeus a melhor opção é comprar ao user 7bit deste mesmo fórum. Outras opção são MechanicalKeyboards, WASD, ebay
PCB: GH60 ou clones.
Spoiler:
Nerd60 (GON), Sprit faceW, faceB (winkeyless), faceU (replica), GH60 revc, GH60 revchn, amj60. Excepto a última, todas elas têm boa documentação e firmware. As 2 primeiras são mais recentes e portante são as mais actualizadas e com mais funções. As vendidas em lojas dedicadas a esta área são a Nerd60, faceB. GH60 revchn (satan), amj60 e faceU podem ser adquiridas no taobao e talvez no alliexpress. As restantes normalmente só são vendidas em groupbuys. A escolha aqui é baseia-se na que consegues adquirir por menor custo e com maior facilidade. Eu vou ficar pela GH60 satan, a não ser que a faceW fique disponivel para venda ao público na europa durante o mês de Outubro.
Plate: None.
Spoiler:
Ainda não estudei muito este componente por ser um "extra". Não é extremamente necessário e portanto vou deixar a sua aquisão só em caso de haver dinheiro para gastar
.
Stabalizers: PCB-MOUNT ANSI Layout
Spoiler:
Visto a plate não estar prevista inicialmente, só há esta opção. Podem-se adquirir em quase todos os mesmos sitios que os switches.
Case: Poker II Plastic Case
Spoiler:
Eu decidi-me ficar pela caixa de plástico por ser a opção mais barata, no entanto há opções para todos os bolsos. Pode ser adquirida facilmente na aliexpress e no taobao.
Keycaps: Tai-hao ABS DoubleShot Olivetti
Spoiler:
Nem todos podem ser como o @Prelim e arranjar um set original e ainda para mais PT-PT. Isto é a opção inicial, no entanto pode se ir alterando conforme os negócios e groupbuys que vão aparecendo. Outras considerações existentes são Tai-hao PBT doubleshoots, Vortex bi-color, entre outros. As keycaps mais exclusivas normalmente só podem ser adquiridas em groupbuys (MassDrop, GH, SP, etc). Opções OEM podem ser encontradas no ebay, amazon, aliexpress, banggood, etc
Modifiers: Shift+Enter blue
Spoiler:
Esta escolha é baseada na escolha das keycaps. Caso o set mude também podem mudar os modifiers. As opções tendem para ser RGBY da keycool ou ikbc.
Update
1/10/2015 - Encomendada pokerII plastic case

Novidades, Questões, Dúvidas e Opiniões

30/09/2015 - Vale a pena adquirir o set da Tai-Hao PBT doubleshot da massdrop nem que seja para vender mais caro mais tarde (para financiar a aventura)? O set está a +- 37€ e pode subir até 10€ mais com desalfandemento. Miami ou bumblebee?

30/09/2015 - Ao que parece a pcb faceW em principio vai estar disponível para a semana. Se alguém estiver interessado em dividir portes que me contacte. Preço 50$ + Shipping (from EU).
Last edited by rddm on 01 Oct 2015, 01:17, edited 2 times in total.

User avatar
Zaphir

01 Oct 2015, 00:41

Boa sorte com o planeamento e com o projecto. Ainda vai sair daí um teclado todo jeitoso! :)
Quanto a essa questão dos sets da Tai-Hao, eu penso que o set Miami seja talvez o mais popular de todos. Acho que conseguias vender com mais facilidade o Miami que o Bumble Bee. Pelos menos é a ideia que me tem dado pelo que tenho lido em termos de posts de compras e etc no Reddit e na thread da Massdrop.

User avatar
rddm

17 Nov 2015, 12:12

Bem hoje estou numa situação complicada. Era para entrar na groupbuy do leandren mas entretanto o sprit mandou-me a invoice e diz que ainda envia esta semana.
Agora estou na dúvida se vou para bface x2 ou para a faceW. Que me aconselham?

User avatar
Prelim

17 Nov 2015, 12:41

salvo erro sao todos feitos pelo mm fabricante, por isso em termos de qualidade diria q é igual. O resto não vou opinar, pois não conheço os pcbs o suficiente.

User avatar
rddm

17 Nov 2015, 12:54

a vantagem da bface é o rgb bottom, a meu ver.
Não eras tu que querias cenas do sprit? salvo erro uma plate?

User avatar
Prelim

17 Nov 2015, 12:57

ya, é a unica plate q tenho curiosidade em experimentar ;) mas $25 por um merdinha dessas...

User avatar
rddm

17 Nov 2015, 13:01

a do leadren são 30$ e deixou-me a pensar se realmente valia esse valor.

User avatar
Prelim

17 Nov 2015, 13:13

mais depressa dava $25 pela do SPRiT... de alu arranja-se plates a $15 :P

User avatar
rddm

17 Nov 2015, 13:20

verdade, mas não são ISO (é uma questão de serrar a divisória).
Bem, acho que vou arriscar no sprit. Fica-me mais barato e como não tenho nenhuma case com diffuser não vale a pena ter rgb bottom.
Alguém precisa de springs, plates, stabalizers?

User avatar
Prelim

17 Nov 2015, 13:22

huuumm, o SPRiT nao anda ausente again? ainda ponderava uma plate... grrr, a minha carteira já chora @@

User avatar
rddm

17 Nov 2015, 15:16

Ele mandou-me hoje a invoice e respondeu-me a todos os emails. Disse que podia enviar esta semana o mais rápido possivel. Sinceramente estou a considerar porque o gb do leandren ainda vai demorar no minimo 2 meses. Assim tinha a minha prendinha de natal mais cedo :)

User avatar
Prelim

17 Nov 2015, 17:07

sim tb falei com ele hoje de manha, tou a pensar seriamente numa Frosted Clear acrylic plate ;)

Image

lolpes

17 Nov 2015, 20:12

lol eu a olhar para essa foto a pensar "ena mas que case mais fixe parece uma coisa super minimal"....bem até tinha razão, mas fiquei um pouco com cara de parvo quando vi que era so um suporte feito pelas caixas de fosforos xD

Um gajo fica ausente uns dias e acontece uma revolução aqui, tenho imensa coisa boa para ler :D:D

User avatar
rddm

17 Nov 2015, 22:50

Bem, já me decidi e vou arriscar no sprit exactamente com essa pcb e plate da foto ahahha. Se alguém quiser krytox, stabs ou springs que fale que eu também vou mandar vir.

User avatar
Prelim

17 Nov 2015, 22:59

se fosses de Lx até aproveitava... :/

btw cuidado com as encomendas "grandes" com o SPRiT a partir de agora... parece q a coisa tá preta (ele tem muitas encomendas pendentes, algumas com cerca de 2 anos). Pede fotos e tracking disso, se não chegar a tempo não vás em cantigas e pede logo refund!

User avatar
rddm

17 Nov 2015, 23:15

eu sei, eu tenho andado por dentro disso. Ele disse que mandava ainda esta semana. Se não receber o tracking vai começar a chuva de emails e se até dezembro não tiver tracking é refund certo.
Se quiseres aproveitar, o shipping dele são 10-15$. Eu mando-te vir e só pagas o shipping de cá. Possívelmente correio azul ou verde que não costuam vacilar

User avatar
Prelim

17 Nov 2015, 23:51

eu costumo pagar $8 (mas so far, só mandei vir springs), mas hoje falei com ele de manhã e apressou-se logo a mandar-me invoice pra 2 plates sem eu pedir e já aparecia $10 shipping lol

já te mando /pm q falamos melhor ;)

Post Reply

Return to “Português”